O Departamento Penitênciário Nacional-DEPEN, aplicou na data de 04 de agosto de 2013, a etapa de provas objetivas de seu concurso público para prover 138 vagas em cargos de ensino médio, técnico e superior.

Os salários para os cargos variam de R$ 2.416,03 a R$ 3.413,49, de acordo o cargo escolhido e jornada de trabalho, além de benefícios diversos. A lotação dos aprovados será em uma das quatro penitenciárias federais existentes no país, nas cidades de Catanduvas/PR, Campo Grande/MS, Mossoró/RN e Porto Velho/RO.

São 46.340 candidatos inscritos no concurso, o que nos leva a uma relação superior a 335 candidatos por vaga no quadro geral. O cargo mais concorrido é o de Agente Penitenciário Federal, com 41.295 inscritos, para 100 vagas (412,95 candidatos por vaga) e o menos concorrido é o de Especialista em Assistência Penitenciária da Área de Psiquiatria com 6 inscritos para 4 vagas (1,5 candidato por vaga).

Provas DEPEN

As provas de 04/08/2013 ocorreram em todas as capitais do país, com locais exatos descritos no link "consulta ao local de prova" disponível no final da notícia. As avaliações dos candidatos inscritos para todos os cargos se darão por meio de provas objetivas, prova discursiva, avaliação médica, avaliação psicológica e investigação social.

A composição das provas objetivas para todos os cargos foi de 50 questões de conhecimentos gerais e 70 questões de conhecimentos específicos, de caráter classificatório e eliminatório, valendo 01 ponto cada (120 pontos total). Para ser aprovado, o candidato necessita somar no mínimo:

- 10 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos;
- 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
- 36 pontos no conjunto das provas objetivas.

A prova discursiva possui valor 20 pontos, apenas para os melhores classificados na etapa anterior em seus respectivos cargos, dentro do número específico de cada cargo descrito em edital. A aprovação nesta etapa é definida por no mínimo 10 pontos.

Haverá ainda Curso de Formação Profissional para os cargos de Técnico de Enfermagem e Agente Penitenciário Federal e Exame de Aptidão Física para cargos de Agente Penitenciário Federal e Técnico em Enfermagem.

Os aprovados na etapa anterior, serão convocados por meios de edital para a etapa de Avaliação Física, com detalhes e cagos descritos em edital. O curso de Formação será em Brasília-DF e valerá 60 pontos, sendo que, a remuneração durante o mesmo será de 50% do respectivo salário da função.

Os recursos quanto a prova objetiva pode ser efetuado em 02 dias, após a divulgação da etapa a ser contestada pelo candidato, através do site da organizadora Cespe/UNB, em horários das 09 as 18 horas.

A validade do concurso é de 01 ano e pode ser prorrogada pelo mesmo período. Para saber todos os detalhes da seleção, veja o edital.

Gabarito DEPEN

O gabarito do concurso do DEPEN foi divulgado em 06 de julho encontrando-se logo abaixo, para consulta, assim como o resultado do concurso, que apesar de não possuir data específica de divulgação, será acompanhado por nós e postado nesta mesma notícia.

Para saber em primeira mão as novidades deste e demais concursos, curta nossa página no facebook.