O Exército Brasileiro realizou, no dia 10 de setembro, provas de concurso público para preenchimento de 440 vagas no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico. Das vagas, 400 são masculinas e 40 femininas. Acompanhe a divulgação do gabarito:

A exigência para participar da seleção é de ensino médio completo, idade entre 17 e 22 anos até o final de 2017 e altura mínima de 1,60m para homens e de 1,55m para mulheres. O concurso registra mais de 29 mil inscritos.

Provas e gabaritos

O exame intelectual, realizado através de provas objetivas e discursiva, aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro, no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BI Mtz), Pelotas-RS, no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), Porto Alegre-RS, no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), Santa Maria-RS, no 63º Batalhão de Infantaria (63º BI), Florianópolis-SC, no 15º Batalhão Logístico (15º B Log), Cascavel-PR, no 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), Curitiba-PR, no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BI Mec), Apucarana-PR, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), São Paulo-SP, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Campinas-SP, no 37º Batalhão de Infantaria Leve (37º BIL), Lins-SP, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende-RJ, no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), Rio de Janeiro-RJ, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), Rio de Janeiro-RJ, na Escola de Instrução Especializada (EsIE), Rio de Janeiro-RJ, na Escola de Sargentos das Armas (EsSA), Três Corações-MG, no 10º Batalhão de Infantaria Leve (10º BIL), Juiz de Fora-MG, no 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (36º BI Mtz), Uberlândia-MG, no Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH), Belo Horizonte MG, no 38º Batalhão de Infantaria (38º BI), Vila Velha-ES, no Comando da 9ª Região Militar (Cmdo 9ª RM) Campo Grande, MS, na Base Administrativa do Comando de Operações Especiais (Cmdo Op Esp), Goiânia-GO, no Comando da 11ª Região Militar (Cmdo 11ª RM), Brasília-DF, no 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BI Mtz), Cuiabá-MT, no Colégio Militar de Salvador (CMS), Salvador-BA, no 28º Batalhão de Caçadores (28º BC), Aracaju-SE, no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), Maceió-AL, no Colégio Militar de Recife (CMR), Recife-PE, no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15º BI Mtz), João Pessoa-PB, no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16º BI Mtz), Natal-RN, no Comando da 10ª Região Militar (Cmdo 10ª RM), Fortaleza-CE, no 25º Batalhão de Caçadores (25º BC), Teresina-PI, no 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL), São Luís-MA, no 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), Palmas-TO, no Comando da 8ª Região Militar (Cmdo 8ª RM), Belém-PA, no Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Amapá/34º BIS), Macapá-AP, no 12° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12º Esqd C Mec), Boa Vista-RR, no 12º Batalhão de Suprimento (12º B Sup), Manaus-AM, no Comando de Fronteira Acre e 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AC/4º BIS), Rio Branco-AC e na 17ª Base Logística de Selva (17ª Ba Log Sl), Porto Velho-RO.

A prova foi composta de questões de Português (20 questões objetivas e peso 2), Física (12 questões objetivas e peso 1) e Química (12 questões objetivas e peso 1), Matemática (20 questões objetivas e peso 2), Geografia (12 questões objetivas e peso 1), História (12 questões objetivas e peso 1) e Inglês (12 questões objetivas e peso 1) e Redação (questão discursiva). A lista dos candidatos que terão a redação corrigida sai em 16 de outubro.

Em 24 de janeiro de 2017 acontece a convocação dos candidatos selecionados à segunda etapa. A realização da etapa, composta de avaliação de saúde e teste de aptidão física, está prevista já para o dia 25/01.

Os gabaritos preliminares da etapa objetiva saíram em 12 de setembro.

Curso de Formação

O cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico. Essa escolha será subordinada ao rendimento escolar, dentro dos percentuais estabelecidos pelo Estado-Maior do Exército, conforme o preconizado pelo Regimento Interno da Aman. A Cadete do sexo feminino poderá optar pelos cursos de Intendência ou de Material. A remuneração do aluno do curso de formação será de R$ 936,00.

Os concluintes serão declarados Aspirantes a Oficial, obtendo após a colação de grau a graduação de Bacharel em Ciências Militares. A remuneração dos aprovados no curso de formação, após ser declarado Aspirante a Oficial é de R$ 6.268,00.

Curta nossa página no Facebook para mais informações e novidades. Comente, converse, troque ideias com outros usuários no chat abaixo.

Acompanhe a divulgação dos gabaritos