Com mais de 80 mil inscritos, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) realiza grande concurso que visa ao provimento de 4.200 vagas na Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE). Todas as vagas são para ingresso na graduação inicial de Soldado PM da Carreira de Praças da instituição, sendo 1.400 para ingresso em 2016, 1.400 para ingresso em 2017 e outras 1.400 para ingresso em 2018.

As exigências para o exercício do cargo são: escolaridade média, idade entre 18 e 30 anos, Carteira Nacional de Habilitação de categoria mínima B, boa conduta social, ausência de antecedentes criminais e altura mínima de 1,62m para homens (são 3.990 vagas masculinas) e de 1,57m para mulheres (são 210 vagas femininas). Os salários iniciais da função são de R$ 3.134,58.

Dentre as atribuições do cargo estão a execução do policiamento ostensivo, fardado, planejado pelas autoridades policiais competentes, com observância dos princípios da legalidade, hierarquia e disciplina, a fim de assegurar o cumprimento da lei, o respeito à cidadania, a manutenção da ordem pública, em todas as suas modalidades, para inibir os atos atentatórios contra pessoas, bens e meio ambiente, e assegurar o exercício dos poderes constituídos. É necessário trabalhar em contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, com sol ou chuva, a pé, montado, embarcado ou em veículos, em horários diversos, em feriados e finais de semana, além de atuar em condições de pressão e de risco, com possibilidade de contágio de moléstias e de morte em sua rotina de trabalho.

Saiba mais sobre o concurso

Provas

As Provas Objetivas para todos os candidatos foram realizadas no domingo, dia 25 de setembro. Foram 120 questões entre os conteúdos de Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática e Conhecimentos Específicos. 

Cada item da prova deve ser considerado certo ou errado, sendo atribuído o valor de um ponto para cada marcação em acordo com o gabarito oficial; zero ponto para cada item em branco ou com duas marcações; e descontado o valor de um ponto para cada dois itens marcados em desacordo com o gabarito oficial. Para atingirem a aprovação na etapa, os candidados devem obter pelo menos 25% da pontuação máxima possível para a soma dos cadernos de Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática; pelo menos 40% da pontuação máxima possível para o caderno de Conhecimentos Específicos; e pelo menos 50% da pontuação total da prova.

Além dessa etapa, haverá Inspeção de Saúde, que inclui exame médico, exame biométrico, exame odontológico e exame toxicológico; e Curso de Formação Profissional, que inclui avaliação psicológica, avaliação de capacidade física e investigação social. As demais etapas não têm cronograma previsto até então.

Gabaritos

O Instituto AOCP não previu a data de divulgação dos gabaritos, porém você pode acompanhar todas as atualizações da banca pelo janela abaixo. O prazo recursal será de dois dias úteis e os candidatos interessados devem utilizar formulário próprio disponível no site da realizadora.

A validade do certame será de dois anos a partir da sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Curta nossa página no Facebook para mais informações e novidades. Comente, converse, troque ideias com outros usuários no chat abaixo.

Acompanhe a divulgação dos gabaritos