O concurso público da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal aplicou no último domingo, 13 de abril de 2014, a sua etapa de provas objetivas, para mais de 98,2 mil candidatos inscritos homologados ao todo. A finalidade do certame é selecionar 232 candidatos para diversas funções no quadro efetivo de pessoal do órgão.

As inscrições para o processo estiveram abertas entre o dia 10 de janeiro até o dia 26 de fevereiro de 2014, com oportunidades para candidatos de nível médio e fundamental. Os salários ofertados variam entre R$ 2.916,00 e R$ 7.020,00 por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.

O concurso está a cargo da organizadora IADES, a qual é responsável por aplicar as provas deste domingo. Edital reserva 20% das vagas para candidatos portadores de deficiência.

As avaliações dos inscritos dar-se-ão por meio de  provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os empregos. São 50 questões objetivas, sendo 25 de conhecimentos gerais (1 ponto cada) e 25 de específicos (2 pontos cada), valendo de 0 a 75 pontos. Será aprovado aquele que acertar ao menos 50% das questões de cada área (13 no mínimo).

Há Provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, para os empregos de Analista Metroferroviário - Área Administrativa (AMD) e Analista Metroferroviário - Área Técnica (AMT). Ela vale de 0 a 10 pontos e para ser aprovado o candidato deve somar ao menos 6,0 pontos.

Haverá também Teste de aptidão física e avaliação psicológica, de caráter eliminatório apenas para o cargo de Operador de Transporte Metroferroviário e Profissional de Segurança Operacional Metroferroviário;

O Curso de formação é de caráter classificatório e eliminatório para o cargo de Profissional de Suporte Metroferroviário (PSM), valendo de 0 a 10 pontos e para ser aprovado devem-se somar ao menos 7,0 pontos.

E por fim há ainda a etapa de Avaliação de títulos, de caráter classificatório apenas, para todos os empregos de nível superior. Esta etapa pode somar até 4,0 pontos na nota final dos inscritos.

Se acaso desejares detalhadas das etapas de provas, recursos e entrega de títulocm veja seu edital de normas.

Gabarito

O gabarito deste concurso será divulgado logo abaixo na provável data de 14 de abril de 2014, constando das respostas para os cadernos de provas aplicados para todos os cargos. Com gabaritos em mãos os candidatos pode quantificar seus acertos prévios e averiguar notas preliminares.

Os editais de resultados deste concurso serão postados em anexo, na aba "resultado divulgado", constando das notas e classificação do certame de acordo forem apuradas. Curta nossa página no facebook e receba as novidades deste e demais concursos.