Abrem hoje as inscrições do concurso que busca o preenchimento de 333 vagas no Exame de Admissão (Modalidade B) do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - Turma 2, para ingresso no ano de 2017 nas especialidades de Aeronavegantes, Não-Aeronavegantes e Controle de Tráfego Aéreo.

A exigência para os candidatos é de ensino médio completo e idade entre 17 e 25 anos completos em 2016.

Os candidatos do sexo masculino podem tentar vagas nas áreas de Mecânica de Aeronaves (65), Material Bélico (12) e Guarda e Segurança (11). Para candidatos de ambos os sexos são ofertadas vagas nas especialidades de Comunicação (16), Foto Inteligência (5), Eletricidade e Instrumentos (15), Equipamento de Voo (4), Meteorologia (7), Suprimento (11), Informações Aeronáuticas (15), Cartografia (6), Desenho (6), Estrutura e Pintura (7), Eletromecânica (9), Metalurgia (4), Bombeiro (12) e Controle de Tráfego Aéreo (128).

Durante a realização do curso, os alunos estarão sujeitos ao regime escolar da EEAR, e receberão a mesma remuneração recebida no momento da matrícula, caso sejam militares da ativa da Aeronáutica, ou remuneração fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos, somados a alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

O salário inicial dos Sargentos é de R$ 3.325,00.

Inscrição e avaliação

Os interessados podem se inscrever do dia 8 de março até 31/03, nos sites da FAB e da EEAR. A taxa para participação é de R$ 60,00.

A avaliação para o cargo se dá em etapas, sendo elas:

- Provas escritas;

- Inspeção de saúde;

- Exame de aptidão psicológica;

- Teste de avaliação do condicionamento físico;

- Validação documental.

A prova escrita terá questões de português, inglês, matemática e física e será aplicada em 19/06, nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Porto Velho (RO). Os locais das provas serão publicados entre os dias 30 de maio e 19 de junho pelo site da Aeronáutica.

A divulgação do gabarito preliminar ocorre no dia 20 de junho e o gabarito definitivo sai em 13 de julho de 2016.

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar, na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

O prazo de validade do EA CFS B 2017 é de cinco dias corridos após a data prevista para a matrícula.