Foi autrizado pelo MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), através de portaria divulgada na data de 05 de julho, a realização de concurso no INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

O concurso será realizado para provimento de 55 vagas em cargos de nível médio e superior. As vagas estão pré-dispostas da seguinte maneira:

  • 10 vagas para Assistente de Administração;
  • 40 vagas para Professor do Magistério Superior;
  • 05 vagas para Técnico de Tecnologia da Informação.

O prazo para divulgação do edital de concurso é de 06 meses a partir da data de publicação desta portaria (meados de 2014). Veja a autorização do concurso diretamente no Diário Oficial da União de 05 de julho de 2013.

O que é o INES?

O INES se caracteriza como uma Instituição que atua na perspectiva da efetivação do direito à educação de crianças, jovens e adultos surdos, produzindo conhecimento e apoiando diretamente os sistemas de ensino para dar suporte às escolas brasileiras que devem oferecer educação de qualidade a esses cidadãos que demandam políticas de ensino que contemplem sua singularidade lingüística.

É na estrutura do MEC, como Centro de Referência Nacional na Área da Surdez, exercendo os papéis de subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação pelas esferas subnacionais de Governo.

O Ensino Básico oferecido no Colégio de Aplicação (CAp/INES), contempla a Educação Precoce (de recém nascidos a três anos), Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em âmbito federal, ocupa importante centralidade na educação de surdos, tanto na formação e qualificação de profissionais na área da surdez, quanto na construção e difusão do conhecimento, por meio de estudos e pesquisas, fóruns de debates, publicações, seminários e congressos, cursos de extensão, assessorias, em todo o Brasil.

Para maiores informações, veja o site do INES.