Um dos concursos mais esperados do ano, foi anunciado em 16 de agosto de 2013, através de publicação divulgada no Diário Oficial da União. Trata-se do concurso público do Banco Central do Brasil, ou apenas BACEN, se preferir.

A organização do concurso está a cargo da CESPE/UnB, sendo que, o edital do concurso prevê 500 vagas, divididas entre as funções de Técnico e Analista do Banco Central. O concurso reserva 5% do total de vagas oferecidas, para candidatos portadores de deficiência.

As funções possuem lotação nas cidades de Brasília-DF, São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Salvador-BA e Belém-PA. Salários para os cargos, variam de R$ 5.158,23 a R$ 13.595,85, sendo que, todas as funções, devem cumprir jornada de 40 horas semanais.

Todas as etapas de provas (exceto Curso de Formação) serão reralizadas em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP. O curso de formação irá ocorrer exclusivamente em Brasília-DF.

Técnico Banco Central

O cargo de Técnico do Banco Cetral, oferece 100 vagas no concurso público. A função exige apenas nível médio e oferece salários de R$ 5.158,23 (R$ 5.421,30, a partir de 1º de janeiro de 2014), por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As vagas de Técnico do Banco Central estão divididas em 02 diferentes especialidades:

- Suporte Técnico-Administrativo, 78 vagas;

- Segurança Institucional, 22 vagas.

Analista Banco Central

A função de Analista do Banco Central, dispõe de 400 vagas. A função exige graduação em qualquer área, por universidade reconhecida pelo MEC, oferecendo salário de R$ 13.595,85 (R$ 14.289,24, a partir de 1º de janeiro de 2014), por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As vagas para Analista do Bacen estão divididas em diferentes áreas de atuação, sendo elas:

- Gestão e Análise processuaç, 113 vagas;
- Infraestrutura e Lógica, 93 vagas;
- Contabilidade e Finanças, 117 vagas;
- Política Econômica e Monetária, 50 vagas;
- Suporte a Infraestrutura e Tecnologia da Informação, 12 vagas;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 15 vagas.
- As vagas para o cargo de Analista estão divididas em:
- Suporte Técnico-Administrativo, 78 vagas;
- Segurança Institucional, 22 vagas

Inscrição Concurso Banco Central

As inscrições para os cargos de Analista e Técnico do BACEN, devem ser feitas no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/bacen_13_analista_tecnico, solicitada no período entre 10 horas do dia 22 de agosto de 2013 e 23 horas e 59 minutos do dia 9 de setembro de 2013.

O valor das inscrições no concurso do Banco central, estão fixadas em R$ 120,00 para Analista e R$ 70,00 para Técnicos. Edital prevê detalhes das inscrições para portadores de deficiência e isenção da taxa de inscrição.

Provas Analista Bacen

A função de Analista do Banco Central, terá 02 etapas distintas, sendo a primeira composta por prova escrita objetiva, prova discursiva, prova de títulos e sindicância de vida regressa e a segunda, composta de Programa de capacitação em Brasília-DF.

As provas escritas objetivas, irão ocorrer no dia 20 de outubro de 2013, na parte da manhã, compostas de 120 questões, valendo 01 ponto cada, sendo 70 questões de conhecimentos específicos e 50 de conhecimentos básicos. Para ser aprovado na etapa, o candidato necessita de, no mÍnimo:

a) 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos; 
b) 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos; 
c) 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

As provas discursivas de Analista, irão ocorrer no turno oposto as provas objetivas, valendo 50 pontos, sendo 25 referentes ao Estudo do Caso (dissertação de até 90 linhas) e 02 questões, valendo 12,5 pontos cada.

A avaliação de títulos, apenas para o cargo de Analista do Banco Central, pode somar até 10 pontos, na nota final do candidato, por meio de comprovação de títulos de escolaridade 

Provas Técnico Bacen

A função de Técnico do Banco Central, também é dividida em 02 etapas de avaliação, sendo a primeira, composta de prova escrita objetiva, discursiva e sindicância de vida regressa, já a segunda composta por programa de capacitação em Brasília-DF.

As provas objetiva, irão ocorrer no turno da tarde (disccursiva em turno oposto), na data de 20 de outubro de 2013. As provas ovbjetivas possuem 120 questões, valendo 01 ponto cada, compostas de 60 questões de econhecimentos básicos e 60 questões de conhecimentos específicos.

A aprovação na etapa, é dada aos candidatos que alcançarem no mínimo:

a)  12,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos; 
b)  18,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos; 
c)  36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

A prova discursiva, terá valor de 50 pontos, por criação de um texto de até 30 linhas. A aprovação nesta etapa se dará ao candidato que atingir, no mínimo, 25 pontos. Serão corrigidas apenas, as redações dos melhores colocados na etapa objetiva.

Demais etapas e detalhes

A etapa de sindicância de vida pregressa (último teste da primeira etapa), visa avaliar o histórico social do candidato aprovado nas etapas descritas acima, sendo apenas de caráter eliminatório.

A segunda etapa do concurso, se dará por emio de Curso de Formação para todos os inscritos, em Brasília-DF. A mesma irá ser apenas, parano máximo, 02 vezes, o número de vagas oeferecidas pelo concurso para cada cargo. Para ser aprovado no curso de formação, o candidato necessita de no mínimo 75% de frequencia e 50% do total da nota do mesmo (05 pontos), da etapa que valerá 10 pontos.

O gabarito do concurso será divulgado em 22 de outubro, terça-feira, em nosso site. Recursos podem ser efetuados quanto as etapas do concurso do Banco Central. Os mesmos devem ser feitos em até 02 dias após a divulgação da etapa que o candidato desejar contestar, por meio de formulário eletrôncio, no site da organizadora.

O concuso será válido por 02 anos, após a divulgação de seu resultado final e homologação, podendo ser prorrogado por igual período. Para ver todos os detalhes do concurso, bem como os conteúdos programáticos específicos de seu cargo, confira o edital.