Apesar de 2014 ser ano de Eleições Presidenciais e de Copa do Mundo, a oferta de concursos públicos, que costuma ser menor neste tipo de ocasião, continua crescente e os concurso previstos para o segundo semestre do ano comprovam isso. As oportunidades a serem ofertadas estão espalhadas por todo o território nacional, somando milhares de vagas já autorizadas, além dos concursos que preveem apenas a formação de cadastro de reserva.

Somente a nível federal a expectativa é de que 11 concursos sejam abertos, o que pode representar aquele tão sonhado salto na carreira de muitos brasileiros. Os altos salários e a estabilidade oferecida pela carreira pública são os principais benefícios buscados pelos concurseiros, que chegam a estudar anos para atingir a meta de ser aprovado e nomeado em um concurso deste nível. Com a autorização do Governo estes concursos que listamos aqui terão edital em breve. Confira:

POLÍCIA FEDERAL

A Polícia Federal lançará em breve o edital para a realização de um concurso para selecionar 600 candidatos ao cargo de Agente da PF. O concurso já foi autorizado pelo Ministério do Planejamento (MPOG) e exigirá ensino superior para todas as vagas. Os salários, entretanto, compensam, já que podem chegar a R$ 8 mil mensais.

INMETRO

O INMETRO também tem previsão de realizar concurso. No caso do Instituto já foi autorizada a abertura de vagas de nível médio e superior em 5 cargos. Serão 80 vagas que receberão suas especificações no edital, que deve sair até novembro deste ano, após ser escolhida a empresa que organizará o certame.

ANTAQ

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários recebeu do Ministério do Planejamento, autorização para realizar concurso para selecionar candidatos de nível médio e superior para 143 vagas para os cargos de Especialista, Analista Administrativo, Técnico em Regulação e Técnico Administrativo. O edital sai até dia 22 de julho de 2014.

CORREIOS

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos também planeja realizar processo seletivo neste ano. A empresa pediu autorização ao Ministério do Planejamento para selecionar em torno de 6 mil candidatos nos cargos de Carteiro, Operador de Triagem e Transbordo, Atendente Comercial e Analista. Oportunidades serão para várias regiões do país, com salários de até R$ 3.200,00. A concorrência nos concursos dos Correios é gigante, se levarmos em conta que no ultimo concurso realizado pelo órgão, mais de 1 milhão da candidatos se inscreveram.

ANATEL

A Agência Nacional de Telecomunicações lançará concurso para preencher cargos de Técnico, Especialista e Analista, de nível médio e superior. O edital do certame deve ser divulgado em breve, já que o prazo para lançamento do mesmo está chegando ao final. De acordo com o Ministério de Planejamento, a previsão é de que sejam abertas pelo menos 100 vagas na empresa.

INMET

O Instituto nacional de Meteorologia (INMET), que é ligado ao Ministério da Agricultura recebeu autorização para realizar concurso público com a abertura de 242 vagas de nível médio e superior por todo o país. Serão 5 cargos distintos e haverá ainda a formação de cadastro reserva, para cargos que vieram a vagar no quadro de pessoal do Instituto.

Outros

Além destes órgãos, pelo menos outras 6 instituições a nível federal poderão abrir concurso público ainda este ano, que são: Hospital das Forças Armadas (HFA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério da Saúde, Ministério da Defesa, Ministério da Previdência Social e Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Fonte: Portal Acheconcursos.