Já estão abertas as inscrições para o concurso do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), no estado de São Paulo. O órgão oferta 125 vagas em cargos com exigência de todos os níveis de escolaridade, 5% delas reservadas a candidatos com deficiência.

As vagas, conforme grau de escolaridade, são:

Nível fundamental: Agente Comercial (1), Ajudante de Manutenção (10), Ajudante de Topografia e Cadastro (1), Auxiliar Administrativo I (2), Auxiliar de Compras (1), Borracheiro (1), Cadastrista de Rede Água e Esgoto (1), Carpinteiro (2), Contínuo (1), Eletricista (1), Encanador (4), Fiscal de Saneamento (1), Funileiro (1), Manobrista de Redes (1), Mecânico de Máquina Hidráulica (1), Mecânico de Máquina Pesada (1), Operador de ETA (2), Operador de Martelete (1), Pedreiro (1), Pintor (2), Porteiro (1), Servente Geral (30) e Telefonista (2).

Nível médio: Agente Ambiental (1), Auxiliar Administrativo (20), Auxiliar de Contabilidade (9), Auxiliar de RH (3), Comprador (1), Desenhista (1), Fiscal de Instalação de Água e Esgoto (1), Técnico de Agrimensura (2) e Técnico de Contabilidade (1).

Nível superior: Administrador de Empresas (2), Analista de Recursos Humanos Pleno (1), Analista de Recursos Humanos Sênior (1), Analista de Sistemas Sênior (1), Arquiteto (1), Assistente Social (1), Bibliotecário (1), Contador (2), Economista (2), Enfermeiro (1), Engenheiro Ambiental (2), Engenheiro Civil (5), Engenheiro de Segurança do Trabalho (1), Geólogo (1), Médico Clinico (1), Médico do Trabalho (2), Odontólogo (1), Pedagogo (1), Psicólogo (1), Procurador Autárquico (1), Promotor Comunitário (1) e Sociólogo (1).

O certame, organizado pelo Caip/Imes, abriu suas inscrições entre os dias 8 e 24 de abril e tem taxas de participação entre R$ 30,00 e R$ 60,00. Inscreva-se aqui.

Avaliação

A avaliação do concurso se dará por meio de prova objetiva para todos os cargos, a ser realizada em 15/05/16, Além dela, haverá provas de estudo de caso, prova prática, prova de peça processual e prova de interpretação de fatos através de foto.

Os cargos que exigem estudo de caso são os de Administrador de Empresas III, Analista de Recursos Humanos Pleno, Analista de Recursos Humanos Senior, Analista de Sistemas Senior, Arquiteto, Assistente Social II, Bibliotecário, Contador, Economista III, Enfermeiro I, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança doTrabalho, Geólogo, Pedagogo, Psicólogo, Promotor Comunitário e Sociólogo. As provas de estudo de caso serão aplicadas juntamente com a prova objetiva, em 15 de maio.

A prova prática será feita com candidatos aprovados que almejam os cargos de Ajudante de Manutenção, Ajudante de Topografia e Cadastro, Borracheiro, Cadastrista de Rede de Água e Esgoto, Carpinteiro, Eletricista I, Encanador I, Funileiro, Manobrista de Redes, Mecânico de Máquina Pesada, Operador de ETA, Operador de Martelete, Pedreiro, Pintor e Servente Geral. As provas práticas têm realização prevista para 12 de junho, com convocações em 04/06.

A prova de peça processsual será realizada apenas para o cargo de Procurador Autárquico e a prova de interpretação de fatos através de foto é exigida apenas para os candidatos ao cargo de Agente Ambiental, ambas na mesma data das provas objetivas.

O resultado preliminar dos cargos com exigência de apenas uma fase de avaliação deve ser divulgado em 4 de junho e o prazo de validade do concurso será de dois anos, a partir da data de homologação.