Foi publicado no "Diário Oficial da União Portaria número 17 de 31 de janeiro de 2013", com sanção da Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, autorização para realização de concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo a ministra, o concurso será destinado ao provimento de 500 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social que requer ensino Superior.

O provimento dos cargos na totalidade das 500 vagas dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de acordo adequação orçamentária e financeira à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A responsabilidade do concurso ficará a cargo do presidente do INSS, a quem caberá decidir as normas do concurso por meio de editais ou portarias. O prazo de publicação do edital do concurso se estende até 31 de julho de 2013, (6 meses após publicação da portaria) sendo que, nesse meio tempo se faz necessário a escolha da organizadora do concurso, região das vagas, data de abertura das inscrições e demais trâmites que antecedem o concurso.

O último cncurso do INSS para o cargo de Analista do Seguro Social foi organizado pela empresa FUNRIO em 2009 e contou com mais de 43.000 candidatos inscritos para um total de 900 vagas (relação superior a 48 candidatos por vaga), onde, na ocasião, era necessário ao candidato possuir formação específica em Serviço Social. O salário do cargo era de R$ 3.586,26.