O Instituto Rio Branco, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, divulgou a abertura de edital, com normas para a realização de concurso público. As oportunidades são para a carreira de Diplomata, oferecendo 30 vagas no total.

Para se candidatar, o candidato deve possuir ensino superior completo em qualquer área de formação, em instituição reconhecida pelo Mec.

A responsável pelo concurso é a empresa CESPEUnB, e o salário previsto para a função é de R$ 13.623,19. Do total das vagas, duas delas são destinadas a candidatos portadores de deficiência e 10% para afrodescendentes.

As inscrições iniciam no dia 21 de junho e se estendem até o dia 09 de julho, através do site da organizadora no valor de R$ 160,00.

Avaliações

A etapa de provas objetivas será constituída de questões objetivas, relativas à: Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório e classificatório. Os locais e horários das provas serão divulgados pela organizadora, em seu site no dia 09 de agosto.

Para os aprovados nesta etapa, haverão ainda mais 03 etapas de avaliações, confira:

  • Segunda etapa: prova escrita de Língua Portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Terceira etapa: provas escritas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Quarta etapa: provas escritas de Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter classificatório.

Todas as etapas serão realizadas nas cidades de: Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES. As provas irão ocorrer sumultâneamente por todo o país.

Os gabaritos estarão disponíveis em nosso site a partir das 19 horas do dia 20 de agosto.

A validade deste concurso é de 30 dias após a publicação do resultado final, e não há possibilidade de prorrogação. Para detalhes das provas e detalhes deste concurso, confira o edital.