A Força Aérea Brasileira publicou pelo Diário Oficial da União do dia 2 de fevereiro um edital para a realização de novo concurso público. São 333 vagas no Exame de Admissão (Modalidade B) do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - Turma 2 do ano de 2017 (EA CFS-B 2/2017) nas especialidades de Aeronavegantes, Não-Aeronavegantes e Controle de Tráfego Aéreo.

Podem se inscrever no certame candidatos com formação de ensino médio completo e que tenham idade entre 17 e 25 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2016.

Os candidatos do sexo masculino podem tentar vagas nas áreas de Mecânica de Aeronaves (65), Material Bélico (12) e Guarda e Segurança (11).

Para candidatos de ambos os sexos são ofertadas vagas nas especialidades de Comunicação (16), Foto Inteligência (5), Eletricidade e Instrumentos (15), Equipamento de Voo (4), Meteorologia (7), Suprimento (11), Informações Aeronáuticas (15), Cartografia (6), Desenho (6), Estrutura e Pintura (7), Eletromecânica (9), Metalurgia (4), Bombeiro (12) e Controle de Tráfego Aéreo (128).

Durante a realização do Curso, o Aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR, e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

O militar da ativa da Aeronáutica, ao passar à situação de aluno do CFS, continuará a perceber os vencimentos referentes à graduação que possuía por ocasião da matrícula. Confira aqui a tabela de salários da Aeronáutica.

Inscrições

As inscrições abrem no dia 8 de março e vão até o dia 31 do mesmo mês. Os interessados devem se inscrever pela internet, através do site da Aeronáutica ou da página da EEAR. A taxa de inscrição será de R$ 60,00.

Provas

A avaliação dos candidatos inscritos na seleção da Aeronáutica terá:

- Provas escritas;

- Inspeção de saúde;

- Exame de aptidão psicológica;

- Teste de avaliação do condicionamento físico;

- Validação documental.

A prova escrita terá questões de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física, sendo realizada no dia 19 de junho de 2016, nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Porto Velho (RO). Os locais das provas serão publicados entre os dias 30 de maio e 19 de junho pelo site da Aeronáutica.

A divulgação do gabarito preliminar ocorre no dia 20 de junho e o gabarito definitivo sai em 13 de julho de 2016.

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar, na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

O prazo de validade do EA CFS B 2017 acaba cinco dias corridos após a data prevista para a matrícula.