A Polícia Civil de Goiás abre hoje as inscrições do seu concurso público. São 280 vagas na função de Agente de Polícia Substituto e 220 no cargo de Escrivão de Polícia Substituto. Os dois cargos exigem formação em qualquer curso de nível superior e para Agente é exigida ainda a carteira de habilitação de categoria B.

O concurso chegou a ser suspenso em 10 de outubro, mas teve seu andamento retomado dentro do cronograma previsto inicialmente.

Segundo o edital do concurso, as atribuições do cargo de Agente incluem efetuar diligências a fim de prender criminosos, apreender objetos furtados e localizar pessoas, fazer investigações, realizar rondas noturnas e diurnas, policiar zonas impróprias para menores, dar plantão, seguir elementos suspeitos da prática de infração penal, fazer coletas de informações, prender infratores em flagrante ou em virtude de mandado da autoridade competente, conduzir pessoas à presença da Autoridade de Polícia Judiciária, quando necessário ao esclarecimento de fatos delituosos, elaborar relatório das investigações realizadas, dirigir viaturas policiais e zelar pela sua conservação e limpeza.

A função de escrivão tem atribuições como reduzir a termos ocorrências, declarações e depoimentos, expedir intimações, citações e notificações, redigir portarias, ofícios, mandados, termos, autos, ordens de serviço, editais, circulares, boletins, preencher guias para identificação, recolhimento e soltura de presos,protocolar ofícios, requerimentos e representações, catalogar e arquivar em pastas próprias todos os documentos relativos ao serviço, organizar os livros de cargas e descargas de remessa de autos, de conclusões de inquéritos e de ofícios, documentos e demais papéis dos cartórios policiais, dar plantão, lavrar termos de fiança e recolher respectivos valores às repartições competentes, dentro do prazo legal, organizar mapas de estatísticas policiais, acompanhar autoridades policiais em suas diligências, fornecer certidões, mediante despacho da autoridade policial, executar os trabalhos de datilografia/digitação necessários ao desempenho de suas funções.

A Polícia Civil do Pará também tem concurso com inscrições abertas.

Das 500 vagas totais, 25 serão reservadas a candidatos com deficiência.

O Cespe/Cebraspe abre as inscrições às 10 horas do dia 11 de agosto e vão até as 23h59min de 31 de agosto. Inscreva-se.

Provas

As provas objetivas e discursivas do concurso estão previstas para o dia 16 de outubro, na cidade de Goiânia. A etapa seguinte é a avaliação médica, que acontece entre os dias 17 e 18 de dezembro. Depois vem o teste de aptidão física, em 4 e 5 de fevereiro de 2017. O exame psicotécnico está marcado para 5 de março. Em 12 de março, acontece a prova de digitação, apenas para o cargo de Escrivão. A entrega da documentação para a avaliação de vida pregressa e investigação social acontece entre 11 e 17 de abril.

Para os candidatos que se declararem com deficiência, a perícia médica acontece em 16 de abril, com resultados finais da perícia saindo em 23 de maio. 

A validade do concurso será de seis meses a partir de sua homologação, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.