O concurso público da Receita federal, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 156 mil candidatos. O certame tem o objetivo de preencher 699 vagas em cargos nível superior nas carreiras de Analista e Auditor. Os salários iniciais ofertados são de R$ 11.684,39 para o cargo de Analista-Tributário e de R$ 21.029,09 para o cargo de Auditor-Fiscal.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 19 de março, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 140 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que cumulativamente:

  • Obtiver 50% (cinquenta por cento) de acertos em Conhecimentos Básicos;
  • Obtiver 50% (cinquenta por cento) de acertos em Conhecimentos Específicos; e,
  • Não obter nota igual a zero em nenhuma das disciplinas.

Gabarito

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado através do site da FGV Conhecimentos, nesta terça-feira, 21 de março.

Juntamente com as provas objetivas, os concorrentes realizaram a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, para o cargo de Auditor-Fiscal deveria ser constituída por duas questões e para cargo de Analista-Tributário, constituída de uma questão, ambas com validade de 30 pontos. Será reprovado na Prova Discursiva e eliminado do concurso público o candidato que obtiver nota inferior a 50% do total prova.

Haverá também Pesquisa de Vida Pregressa, de caráter eliminatório, para os candidatos aprovados na prova discursiva. Esta, se destina a examinar o perfil social do candidato sobre a vida pregressa e atual, no âmbito social, funcional, civil e criminal e a eventual existência de incompatibilidade pessoal deste para o exercício das funções inerentes aos cargos previstos no edital, dada a natureza e o grau de responsabilidades pertinentes ao cargo.

Serão convocados para o Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório, os candidatos aprovados e classificados na primeira etapa do certame, após aplicados os critérios de desempate. Este, será desenvolvido na modalidade online, Ensino a Distância (EAD), com provas realizadas presencialmente em até cinco polos: Brasília/DF, Manaus/AM, Recife/PE, São Paulo/SP e Curitiba/PR. O curso terá duração de uma semana de integração presencial dos candidatos.

A nota final será a soma das notas obtidas na prova objetiva e na prova discursiva, condicionada à recomendação na Pesquisa de Vida Pregressa e aprovação no Curso de Formação Profissional.

A classificação final será obtida, após os critérios de desempate, com base na listagem dos candidatos remanescentes no concurso.

Em caso de empate, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

  • Tiver idade igual ou superior a sessenta anos, nos termos do Art. 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003;
  • Obtiver maior pontuação na Prova Discursiva;
  • Obtiver maior pontuação em Conhecimentos Específicos;
  • Obtiver maior pontuação em Conhecimentos Básicos - Fluência em Dados na Prova Objetiva;
  • Obtiver maior pontuação em Conhecimentos Básicos - Língua Portuguesa na Prova Objetiva;
  • Tiver exercido a função de jurado, nos termos do artigo 440 do Código de Processo Penal; e,
  • For o candidato mais velho (no caso de ainda persistir o empate).

O candidato que desejar interpor recurso contará com dois dias úteis para fazê-lo.

O prazo de validade do concurso é de 24 meses, contados da data da publicação da homologação do resultado final do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.