O concurso público da Prefeitura de Rio Branco no estado do Acre, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 19 mil candidatos que disputam 522 vagas imediatas e formar cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior na Secretaria municipal da Educação (SEME) para nomeações de acordo com a necessidade da administração. Das vagas abertas 31 serão destinadas para os candidatos portadores de deficiência. As remunerações dos cargos partem de R$ 1.032,66 e chegam a R$ 3.447,35, por carga horária semanal de 25, 30, 35 ou 40 horas.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 17 de novembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas de acordo com o nível de escolaridade, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito

O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no endereço eletrônico da organizadora, no mesmo dia da aplicação, 17 de novembro.

Para os candidatos aos cargos de nível superior e médio, haverá prova de títulos de caráter classificatório. Serão analisados, os títulos dos candidatos aprovados nas provas objetivas, em até cinco vezes o número de vagas ofertadas. Havendo candidatos empatados com o último aprovado, estes também concorrerão à prova de títulos. Essa prova valerá, no máximo, 20 pontos, ainda que a soma dos pontuação dos títulos apresentados possa superar esse valor.

Os candidatos aprovados na primeira etapa do Concurso Público para o cargo de Professor da Educação Especial em Libras e Professor da Educação Especial Bilíngue serão convocados, na terceira fase, para a prova prática, em três vezes o número de vagas, obedecendo-se a ordem de classificação contados os pontos da 1.ª e 2.ª etapas, ficando automaticamente eliminados os demais candidatos. Na prova prática, os candidatos serão avaliados sob os aspectos: competência linguística (fluência em Libras); técnicas de interpretação e tradução Português/Libras/Português.

Serão aceitos recursos administrativos, sem efeito suspensivo, de todas as fases do concurso, sempre no prazo de dois dias úteis após a divulgação da respectiva etapa.

A classificação final dos candidatos para cada cargo será em ordem decrescente do total de pontos das provas efetuadas, ou seja, total de pontos das provas objetivas para os candidatos de nível fundamental, e total de pontos das provas objetivas somados aos pontos da prova de títulos e prova prática, se houver, para os candidatos de níveis médio e superior.

O edital de homologação será publicado no Diário Oficial do Estado do Acre e no endereço eletrônico da organizadora, a partir do dia designado no Cronograma do certame.

O prazo de validade do Concurso Público será de dois anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado do Acre, prorrogável por igual período, a critério do Município de Rio Branco - AC.

Acompanhe a divulgação do gabarito do concurso público