O Banco Central do Brasil está realizando concurso público com o intuito de prover 500 vagas em funções de Analista e Técnico do Banco Central do Brasil, com oportunidades a serem lotadas por todo o país, visando suplementar o quadro geral de pessoal da instituição.

As oportunidades se apresentaram da seguinte forma:

- Analista do Central: São 400 vagas que exigem diferentes de nível superior em diferentes áreas, oferecendo R$ 13.595,85 por 40 horas semanais;
- Técnico do Banco Central: São 100 vagas de nível médio apenas, dispondo de remuneração de R$ 5.158,23 por 40 horas semanais.

Os salários dos cargos acima descritos sofrerão um reajuste no início de 2014, subindo um equivalente a aproximadamente 3% para ambos. Há diferentes subdivisões para cada cargo, atuando em diferentes especialidades conforme escolhido no ato da inscrição do concurso.

Provas Técnico e Analista

O quantitativo de inscritos no concurso foi divulgado e chegou a um número expressivo de 88.589 (relativamente baixo para um concurso de tal nível), sendo que todos serão avaliados por meio de das seguintes etapas de provas:

- Provas objetivas: Foi para ambos os cargos, composta de 120 questões, devendo-se marcar apenas certo ou errado. As mesmas se iniciaram no último domingo, 20 de outubro de 2013, pré-dispostas da seguinte forma:

a) 50 questões de conhecimentos gerais para Analista e 60 para Técnico;
b) 70 questões de conhecimentos específicos para Analista e 60 para Técnico.

As mesmas ocorreram em diferentes capitais nacionais , valendo de 0 a 120 pontos (01 ponto cada), sendo que, para ser aprovado na etapa, o candidato necessita acertar no mínimo 20% das questões de conhecimentos gerais, 30% de conteúdos específicos, além de somar no mínimo 36 pontos no conjunto das provas.

- Provas discursivas: As provas discursivas para ambos os cargos valem de 0 a 50 pontos, por meio da autoria de texto dissertativo e estudo do caso, sendo o segundo apenas para nível superior. Os textos dissertativos deviam conter entre 20 e 30 linhas sobre tema a ser divulgado no momento apenas (o tema era recrutamento para o cargo de Técnico). Para ser aprovado, o candidato necessita somar no mínimo 25 pontos.

- Avaliação de títulos: É somente para cargo de Analista, podendo somar até 10 pontos na nota final dos candidatos.

- Sindicância da vida pregressa: É para ambos os cargos, de caráter eliminatório apenas, buscando analisar a documentação do candidato aprovado até o momento na seleção.

- Programa de Capacitação: É para ambos os cargos, convocando apenas os aprovados no dobro de vagas oferecidas para cada cargo, devendo ser realizado em Brasília/DF. O mesmo vale de 0 a 10 pontos, tendo 120 horas de duração e para ser aprovado, o inscrito precisa ter no mínimo 75% de frequência e obter no mínimo 50% da nota final do mesmo.

O concurso será válido por 09 meses, sendo tal, o período o qual se dará a nomeação dos aprovados. Para maiores detalhes das etapas de provas, titulação e para saber como efetuar recursos, confira o edital.

Gabarito BACEN

O gabarito do concurso do Banco Central está disponibilizado logo abaixo desde a data de 22 de outubro de 2013, sendo que o mesmo contem as alternativas corretas preliminares disponibilizadas pela organizadora, para que os candidatos possam analisar e quantificar o número de acertos em cada área de conhecimento. Os resultados preliminares e finais deste concurso e etapas de provas serão acompanhados em anexo, na janela de resultado.

Curtindo nossa página no facebook você receberá as novidades deste e demais concursos.