As provas objetivas do concurso do Banco Central do Brasil (BACEN) para o cargo de procurador foram aplicadas na data de 06 de outubro de 2013, com o intuito de pré-classificar os mais de 5,3 mil candidatos inscritos para 15 vagas.

O cargo de Procurador exige graduação em Direito e experiência comprovada conforme descrita em edital, oferecendo mais de R$ 15,7 mil/mensais por 40 horas semanais. Vagas serão lotadas em Brasília-DF (14 vagas) e Belém-PA (01 vaga).

Provas Procurador BACEN

As avaliações se iniciaram de maneira escrita objetiva (locais em anexo), com duração de 05 horas. As mesmas foram compostas de 100 questões da seguinte forma:

- 40 questões de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Econômico, Direito Financeiro e Direito Tributário;
- 35 questões de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público e Privado;
- 25 questões de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário.

Para ser aprovado o candidato deve:

a) Obter mais de 40 pontos no Grupo I;
b) Obter no mínimo 35 pontos no Grupo II;
c) Obter no mínimo 25 pontos no Grupo III;
d) Obtiver nota inferior a 120,00 pontos no somatório.

Haverá ainda mais 07 etapas de provas distintas, sendo 06 da primeira etapa do concurso e o Curso de Formação a segunda etapa do concurso.

A segunda etapa será por meio de Inscrição definitiva de caráter eliminatório, para os 210 melhores colocados até o momento.

A terceira etapa de prova discursiva valendo 100 pontos será sobre a elaboração de 03 respostas sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Econômico, Direito Financeiro e Direito Tributário.

A quarta etapa será discursiva, valendo 100 pontos, sobre uma elaboração de peça judicial e 03 respostas, sobre noções de Direito.

A quinta etapa será de elaboração de uma dissertação e 03 questões, valendo de 0 a 100 pontos. Serão aprovados nas etapas discursivas os que obtiverem no mínimo 50 pontos em cada e no mínimo 180 pontos no somatório das etapas.

A sexta etapa será oral, valendo 100 pontos, sendo apenas para os 112 melhores colocados até o momento, com aprovação se dando a partir da obtenção de 50 pontos.

A sétima etapa será de avaliação de títulos podendo somar 30 pontos na nota dos candidatos.

A oitava e última etapa será por meio de curso de formação, o qual vale de 0 a 10 pontos, em Brasília-D, com duração de 50 horas, devendo-se obter no mínimo 50% da nota total do mesmo e presença mínima de 85%.

Recursos podem ser efetuados conforme detalhes descritos em edital de normas.

O concurso será válido por 01 ano, iniciando-se a partir da homologação, sendo tal, o período o qual se dará a nomeação dos aprovados e classificados dentro do número das vagas.

Gabarito Procurador BACEN

O gabarito de Procurador do Banco Central foi disponibilizado na data de 08/10/2013, contendo as alternativas corretas de maneira preliminar (antes de recursos) que serão a base para quantificar o número de acertos e consequentemente a nota preliminar dos aprovados.

Faremos o acompanhamento dos resultados preliminares e finais do concurso, na aba resultado em anexo. Curta nossa página no face e receba as atualizações deste e demais concursos.