O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que visa avaliar como encontra-se a educação básica no Brasil anualmente, além de facilitar o ingresso de jovens promissores em Universidades Federais aplicou nos dias 26 e 27 de outubro de 2013, a etapa de provas objetivas e discursiva referentes ao ano de 2013.

São mais de 07 milhões de inscritos na seleção espalhados por todo o país. O exame ocorre apenas 01 vez ao ano devido a sua dimensão e gastos que representam ao governo, por isso, é importante os candidatos estarem atentos às informações em geral para não se prejudicarem na avaliação.

Composição da Prova

As provas do ENEM que ocorreram no último final de semana por meio de 02 etapas distintas, em locais descritos no Cartão de Confirmação da Inscrição (CCI). As mesmas tiveram início às 13 horas em ambos os dias (horário de fechamento dos portões), compostas de 04 diferentes áreas de conhecimentos (45 questões de cada área) mais prova de redação. A constituição das provas se deu conforme o quadro a seguir:

Prova 01:

 

26/10/2013

 

Duração de 04:30 horas

 

Ciências Humanas e suas Tecnologias

 

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

 

Química, Física e Biologia

 

 

 

Prova 02:

 

Data: 27/10/2013

 

Duração de 05:30 horas

 

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação

 

Matemática e suas Tecnologias

Matemática

 

Realização das Provas

Os cadernos de provas tiveram cinco cores diferentes, sendo elas o azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Antes de iniciar a prova, o participante teve de verificar se o caderno continha a quantidade de páginas e questões indicada no Cartão-Resposta, marcando no mesmo a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões. O candidato teve de, ainda, transcrever nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa do caderno de questões, com a finalidade de realizar a identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.

Para a realização das provas, os candidatos tiveram de levar consigo o CCI, além de documento de identificação oficial com foto, sendo estes de caráter obrigatório. Para responder as questões, foi permitido apenas o uso de caneta esferográfica de tinta preta, feita de material transparente. Demais materiais necessitaram ser guardados em porta-objetos disponibilizados no local.

A prova objetiva foi de múltiplas opções com apenas 01 alternativa correta. Já a prova de redação foi de maneira dissertativa, efetuada entre 20 e 30 linhas.

Gabarito ENEM

O gabarito das provas do ENEM ffoi disponibilizado no dia 30 de outubro de 2013, o qual dispõe das alternativas corretas do caderno de provas, com a finalidade de quantificar o número de acertos de cada candidato. Assim que o gabarito do ENEM foi divulgado, o mesmo está postado logo abaixo no quadro em anexo e divulgado em nossa página no facebook.

Para saber como se dará a nota dos candidatos e como os resultados deste teste poderão ser usados, veja a "aba resultado" em anexo.