Os resultados do ENEM não são disponibilizados para o público, mas apenas para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) e às Instituições de Educação Superior públicas e privadas que desejarem consultá-los. Cada instituição usa os resultados do ENEM a seu critério.

Algumas instituições de nível superior e universidades usam o ENEM como único mecanismo ou no mínimo complementar para aceitar o ingresso de estudantes em suas dependências.

A prova de redação será avaliada de 0 a 1.000 pontos, sendo avaliados 05 aspectos diferentes (valendo 200 pontos cada), sendo eles:

I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Já a prova objetiva será avaliada por meio de um sistema chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item). O mesmo preza pelo seguinte entendimento: Questões mais difíceis valem mais pontos em relação as fáceis, mas a correção se baseia em um sistema de pontuação em que a avaliação de uma pergunta depende do padrão de respostas dada em outras questões. O aluno que acerta as questões mais fáceis, quando acerta uma de maior dificuldade ganhará mais pontos, porque houve coerência na prova. Todavia, um aluno que errar grande parte de questões fáceis e acertar uma dificílima de mesma área de conhecimentos, pode ser interpretado como "chute". É mais importante para a nota final do candidato, a regularidade do inscrito em todas as áreas, do que o mesmo gabaritar uma área de conhecimentos e obter um desempenho fraco em outras.

Confira abaixo toda a documentação oficial do ENEM 2013, bem como os gabaritos e demais informações assim que forem divulgados.