Os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso do IFB serão divulgados na janela abaixo no dia 25 de agosto. As provas foram aplicadas para 15.344 candidatos, sendo 1.549 para o cargo de professor. O certame foi organizado pelo instituto para selecionar 170 servidores para cargos técnico-administrativos e está sob a responsabilidade da Cetro Concursos, que publicou os editais e aplicou as provas que aconteceram no domingo. Os salários oferecidos para os candidatos - que poderiam ser de qualquer nível de escolaridade - iam de R$ 1.640,34 a R$ 3.392,42.

As provas objetivas tiveram caráter eliminatório e classificatório e foram compostas de 50 questões de múltipla escolha, sendo: 28 sobre Conhecimentos Específicos, 7 sobre Legislação, 5 sobre Raciocínio Lógico e 10 sobre Língua Portuguesa, para todos os candidatos. Candidatos a alguns cargos ainda passarão por uma etapa de prova prática, de acordo com o cargo pretendido. Já os candidatos de nível superior passaram por uma prova discursiva sobre conhecimentos gerais, na mesma data da prova objetiva. Saiba mais no edital normativo do concurso.

A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 a 100 pontos. Com cada questão valendo 02 pontos. Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 50 pontos. O candidato não aprovado na Prova Objetiva será eliminado do Concurso Público.

A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório teve o objetivo de avaliar o uso adequado da norma-padrão da Língua Portuguesa, a coesão, a coerência e o domínio técnico do assunto abordado, totalizando 30 pontos. Esta etapa será avaliada na escala de 0 a 30 pontos e será considerado habilitado o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 15 pontos.

Para a realização da Prova Prática serão convocados os candidatos habilitados na Prova Objetiva e classificados provisoriamente. Esta etapa será avaliada na escala de 0 a 100 pontos. Será considerado habilitado na Prova Prática o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 50 pontos. A Nota Final dos candidatos habilitados será igual ao somatório dos pontos obtidos nas Provas Objetivas, Discursivas (quando houver) e Prova Prática (quando houver).

Gabaritos

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 25 de agosto na janela abaixo, assim como o resultado do concurso, que será postado na aba "Resultado Divulgado", em anexo, conforme forem sendo divulgados pela banca organizadora. Para interpor recursos contra os gabaritos preliminares o candidato deverá utilizar o endereço eletrônico da Cetro Concursos e seguir as instruções ali contidas. Os recursos poderão ser interpostos no prazo máximo de 2 dias úteis, contados a partir da publicação dos mesmos.