O Ministério das Relações Exteriores divulga gabaritos até o dia 2 de fevereiro. Cargo de Oficial de Chancelaria tem 15.463 canditatos para 60 vagas, a média é de 257,72 candidatos/vaga. O concurso será coordenado pela Fundação Getúlio Vargas e há reserva de 5% das vagas para candidatos portadores de deficiência e 20% para candidatos negros. A remuneração inicial do cargo é de R$ 7.292,02 por jornada de trabalho de 40 horas semanais e a lotação se dará em Brasília, Distrito Federal.

A atribuição do cargo de Oficial é administrar as representações brasileiras no exterior, bem como administrar o Ministério das Relações Exteriores, recursos humanos e cerimonial. Os candidatos nomeados serão lotados no Ministério das Relações Exteriores e terão exercício na Secretaria de Estado das Relações Exteriores no Brasil, por pelo menos 2 anos. Os interessados devem ter concluído o ensino superior em instituição reconhecida pelo MEC.

Provas

O concurso teve aplicação de prova objetiva e discursiva com 80 questões sobre língua portuguesa, língua inglesa, noções de direito, noções de contabilidade e raciocínio lógico; além de prova discursiva e curso de preparação à carreira.

As provas ocorreram nas cidades de Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Recife-PE, Porto Alegre-RS e Belém-PA, no dia 31 de janeiro.

Além da prova objetiva, está previsto um curso de preparação, com caráter eliminatório e classificatório, de modalidade presencial, a ser realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. A duração total será de 40 horas, podendo ser ministrado aos sábados, domingos e feriados e no turno da noite. Saiba mais sobre o concurso aqui.

Gabaritos

Os gabaritos preliminares serão divulgados até o dia 2 de fevereiro, com prazo para apresentação de recurso de até dois dias a partir da sua publicação. Veja os gabaritos na página abaixo, assim que forem disponibilizados.

Curta nossa página no Facebook para mais informações e novidades. Comente, converse, troque ideias com outros usuários no chat abaixo. .