A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no domingo, dia 29, as provas objetivas do concurso público para provimento de 288 vagas no exame de admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, para o segundo semestre de 2018 (EA CFS 2/2018). No total foram cerca de 25.600 aspirantes participando do certame. 

Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR, e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si. Após a formação no curso e promoção à graduação de Terceiro-Sargento, a remuneração passa a ser de R$ 3.584,00.

As fases do certame serão de prova escrita, que já foram realizadas, além de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental, que serão aplicas sucessivamente. 

As provas escritas eram de caráter eliminatório e classificatório, compostas por questões de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. Essas serão avaliadas de zero a 10,0000 pontos, sendo aprovado o candidato que somar no mínimo 5,0000. Somente serão convocados para prosseguir no Exame o candidatos com melhor nota na fase objetiva e classificados dentro do limite de oito vezes o número de vagas oferecidas. 

A divulgação do gabarito oficial preliminar e das provas escritas, é feita no site da organizadora na segunda-feira, dia 30. Já no dia 15 de dezembro será a divulgação do resultado final da prova escrita, já tendo o resultado das interposições de recursos. 

A Inspeção de Saúde do Exame de Admissão avaliará as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica. Nessa fase o candidato será classificado em apto ou inapto a seguir no concurso. 

No Exame de Aptidão Psicológica os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade, aptidão e interesse conforme o Padrão Seletivo estabelecido para a função que irão exercer. A etapa também tem classificação com aptos ou inaptos. 

A realização da inspeção de saúde e o exame psicológico, assim como o resultado desses, acontecem entre os dias 23 de janeiro de 2018 e 09 de fevereiro.

O Teste de Avaliação do Condicionamento Físico do processo seletivo avaliará os padrões individuais de resistência e o vigor físico, por meio de exercícios físicos, de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no curso. 

A última fase se dará por uma Validação Documental que será realizada por meio de análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregue uma cópia simples de cada um deles. 

As matriculas no CFS 2/2018 acontecem no dia 04 de julho de 2018,  e serão selecionados para a essa, os candidatos aprovados em todas as etapas do processo seletivo e que forem classificados dentro do número de vagas fixadas, considerando a ordem decrescente de suas Médias Finais, os critérios de desempate e a homologação da JEA. Já no dia 31 de agosto de 2018 acontece a divulgação, via Internet, da relação nominal dos candidatos matriculados no Curso.

O prazo de validade do EA CFS 2/2018 expirar-se-á oito dias corridos, a contar da data subsequente à realização da Concentração Final.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público