A Defensoria Pública da União (DPU) realizou por meio do Diário Oficial da União do dia 13 de junho, as provas objetivas do concurso público que irá preencher 25 vagas na carreira de Defensor Público Federal de Segunda Categoria. No total, são mais de 12 mil candidatos participando do certame. 

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que está organizando o certame, reserva 2 vagas para os candidatos portadores de deficiência, 5 vagas para os candidatos negros e 1 vaga para os candidatos indígenas.

O cargo de Defensor Público Federal exige diploma de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) há pelo menos três anos, além de registro na OAB e ter, no mínimo, a prática de três anos de atividade jurídica. O subsídio do cargo é de R$ 22.197,67.

A prova objetiva realizada no final se semana era composta 200 itens divididos em grupos, para julgamento em certo ou errado, essa terá nota máxima de 100,00 pontos. Para ser aprovado o candidato precisa somar no mínimo 7,50  pontos em cada grupo. 

Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/dpu_17_defensor, a partir das 19 horas de terça-feira, dia 26 de setembro de 2017. Já o resultado final na prova objetiva e a convocação para as provas dissertativas escritas serão publicados no mesmo site no dia 30 de outubro de 2017. 

A fase dissertativa será dividida em quatro provas escritas, que valerão, cada uma, 25,00 pontos. Cada prova terá 5 questões a serem respondidas em até 10 linhas cada, no valor de 3,00 pontos cada uma, e mais uma peça judicial ou dissertação, de até 90 linhas, no valor de 10,00 pontos. Essas serão realizadas nos dias 18 e 19 de novembro, nos turnos da manhã e tarde. Na fase dissertativa, será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 10,00 pontos em cada prova dissertativa escrita e 60,00 pontos no conjunto das provas. Os candidatos que não forem convocados para as provas dissertativas estarão automaticamente eliminados do concurso. 

Os padrões preliminares de resposta das provas dissertativas escritas serão divulgados no site da organizadora após às 19 horas do dia 21 de novembro. 

O certame ainda terá provas orais, onde serão convocados os aprovados na fase dissertativa. Essa também constará de quatro avaliações, cada uma valendo 25,00 pontos, totalizando 100. A forma de aviação será a mesma da prova dissertativa. 

Os candidatos não eliminados dever realizar prova de títulos, valendo mais 100,00 pontos. E como última fase do certame será realizado uma sindicância de vida regressa e apuração dos demais requisitos pessoais. 

O candidato que desejar interpor recursos terá o período das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do segundo dia para fazê-lo no site da organizadora, seguindo as regras do edital. 

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público.

A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público