A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), por intermédio do Departamento de Educação e Cultura, realizou no última sábado, dia 30, os exames intelectuais do concurso público que vai selecionar 440 candidatos, sendo 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino, no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico. No total são cerca de 42.316 candidatos disputando as vagas. 

A remuneração inicial do cargo durante o curso de formação é fixada em R$ 1.010,00 pela tabela vigente de salários dos Militares. Os concluintes serão declarados Aspirantes a Oficial, sendo-lhes conferida, após a colação de grau, a graduação de Bacharel em Ciências Militares. A remuneração dos aprovados no curso de formação, após ser declarado Aspirantes a Oficial é de R$ 6.625,00.

O concurso constará de Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). O Exame Intelectual realizado no final de semana, foi composto de prova escrita,  realizada no sábado e no domingo.  No primeiro dia as provas tinham 20 questões de Português, valendo dois pontos cada; 12 de Física e 12 de Química, valendo um ponto cada, além de uma prova de Redação. Já no domingo eram as provas de Matemática, com 20 questões valendo dois pontos cada; 12 de Geografia, 12 de História e 12 de Inglês, valendo 1 ponto cada.

Para ser aprova o candidato precisa obter nota igual ou superior à nota mediana, calculada sobre todo o universo de candidatos, quer seja masculino ou feminino, de cada uma das 7  provas: Física; Química; Geografia; História; Matemática; Português; e Inglês, e ainda somar no mínimo 50,000 pontos na prova de redação. 

O gabarito das questões objetivas de cada prova do Exame Intelectual será divulgado pela EsPCEx, no site- www.espcex.eb.mil.br, na segunda-feira, dia 02 de outubro. 

Os candidatos terão direito de pedir revisão sobre o resultado das provas dirigido ao Comandante da EsPCEx, estando dentro do prazo estipulado no edital. O pedido de revisão deve ser encaminhado, via SEDEX e para a Seção de Concurso da EsPCEx, seguindo as regras do manual do candidato. 

O resultado do exame intelectual será divulgado no dia primeiro de dezembro de 2017, no endereço eletrônico http://www.espcex.eb.mil.br. Os candidatos aprovados serão convocados e deverão se apresentar, dentro do prazo estipulado no edital, na EsPCEx para realização da inspeção de saúde e para o exame de aptidão física, onde serão classificados em aptos ou inaptos. 

Como última fase do certame os candidatos aptos até então serão convocados para comprovação de requisitos bibliográficos e para realização da matrícula. No dia 24 de fevereiro de 2018 está prevista a solenidade de entrada e matricula dos novos alunos. 

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público