Foram realizadas no final de semana as provas objetivas da seleção do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX) em conjunto com a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), para ingresso de pessoal em 440 vagas nos cursos de admissão de alunos nos Colégios Militares pelo país.

A seleção dos alunos se dará por meio de exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório e comprovação dos requisitos biográficos, de caráter eliminatório.

As provas objetivas serão compostas de dois exames distintos, o primeiro foi realizado no domingo, dia 10, sobre conhecimentos de matemática e o segundo está marcado para dia 22 de outubro, sobre conhecimentos de língua portuguesa. 

O primeiro exame realizado no último final de semana, dia 10, teve duração de 3 horas para que os candidatos respondessem as questões que serão avaliadas de zero a 10 pontos, assim para ser aprovado o candidato precisa somar no mínimo 5 pontos. 

O gabarito oficial preliminar nas questões de matemática, foi liberado logo após o término das provas, no endereço eletrônico da cada Colégio Militar. 

No dia 22 de outubro, será o segundo exame de conhecimento, sobre língua portuguesa. Tendo a mesma forma de avaliação do primeiro exame com questões de matemática. 

Os candidatos aprovados serão convocados para revisão médica e odontológica. A convocação e os outros dados sobre o certame, podem ser encontrados no site de cada Colégio, na área de manual do candidato.

O prazo para interposição de recursos contra algum ato do certame é de dois dias úteis após a divulgação, devendo ser dirigidos diretamente ao comandante do Colégio Militar, por meio da Secretaria do Corpo de Alunos e de acordo com o modelo estabelecido pelo Colégio e divulgado no "Manual do Candidato". 

Como última da fase da seleção, os candidatos devem realizar comprovação de requisitos biográficos, para isso devem comparecer no Colégio Militar, juntamente com seu responsável, com cópias autenticadas dos seguintes documentos: cédula oficial de identidade, documento oficial de identidade do responsável legal, com foto, histórico escolar e plano educacional individualizado. Se no momento da matricula o candidato inda não tiver o histórico escolar, poderá substituí-lo provisoriamente por uma declaração autenticada específica do colégio de origem.

O resultado final será divulgado por meio de lista com todos os candidatos classificados em ordem decrescente, nos sites de cada Colégio Militar. 

Acompanhe a divulgação do gabarito no site oficial de cada Colégio Militar.