O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ensino e Cultura, realizou no final de semana as provas intelectuais de dois concurso público destinado ao provimento de 23 vagas para ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e do Quadro de Capelães (EIA/CM) para ingresso em 2018.

O ingresso no Curso ocorrerá no posto de Primeiro-Tenente, que tem salário atual de R$ 7.796,00, após o candidato obter a aprovação em todas as fases da seleção inicial e ter sido aprovado em todas as fases do CFO. No total são quase 8 mil aspirantes participando do certame.

A primeira fase da seleção foi realizada no final de semana, essa era de exame intelectual de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos. As provas serão avaliadas de zero a 10 pontos, independente da vaga em que o candidato busca, para ser aprovado ele precisa somar no mínimo 50% de acerto em cada área de conhecimento que a prova foi dividida. 

O gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado pela organizadora na quarta-feira, dia 20 de setembro. 

No dia 10 de novembro será publicada a lista dos aprovados na primeira fase (EI), na Internet, - http://www.esfcex.eb.mil.br, junto com o aviso de convocação para a próxima fase, que será de inspeção de saúde. Sendo de caráter eliminatório, onde o candidato será classificado em apto ou inapto a exercer a função desejada. 

Passadas essas fases, a próxima é o teste de aptidão física, de caráter também eliminatório. Os aspirantes terão um tempo máximo para realizar uma séria de exercícios, sendo essa diferenciada conforme sexo do candidato. Se considerado apto, esse segue na seleção. 

Além de uma verificação de documentação preliminar, alguns cargos terão prova de títulos, de caráter apenas classificatório, tendo nota máxima de 10 pontos. 

A última fase do certame será a convocação para uma revisão médica e a comprovação de requisitos para matrícula. Os candidatos convocados deverão comparecer a Escola de Formação Complementar do Exército, com os documentos necessários- disponíveis no edital-, para efetivar a matricula. 

O pedido de revisão será aceito e analisado pela comissão organizadora, quando encaminhado, devidamente fundamentado, dentro do prazo de dois dias úteis após a divulgação do ato que gerou desacordo. Para isso os candidatos devem seguir as instruções presentes no edital, e encaminhar a solicitação apenas pela Internet, no site- http://www.esfcex.eb.mil.br.

A matricula para todos os candidatos selecionado acontece no dia 12 de março de 2018, quando começa o ano letivo.

Acompanhe a  divulgação do gabarito e resultado final do concurso público