O Comando do Exército, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), realizou na última quinta-feira, dia 12, os exames intelectuais de dois editais do concurso público para admissão de 98 candidatos que irão ingressar nos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) e Formação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) do quadro de Engenheiros Militares de 2017/2018. Cerca de 5.200 candidatos concorrem as vagas. 

Ao concluir o CFG/Ativa, o concludente será nomeado primeiro-tenente do Quadro de Engenheiros Militares e terá salário de R$ 7.796,00. O graduado será movimentado para uma das organizações militares do Exército Brasileiro, em qualquer região do território nacional, para exercer as atividades relacionadas com a Engenharia Militar, por um período mínimo de 5 anos, antes do qual a demissão a pedido ou ex-officio implicará em indenização de todas as despesas correspondentes ao curso realizado.

O exame intelectual será dividido em duas fases, no último dia 12 os candidatos realizaram apenas a primeira. Essa se dava por uma prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório. No total eram 40 questões, sendo 15 de matemática, 15 de física e 10 de química. 

A fase objetiva será avaliada de zero a 10 pontos, com aproximação até centésimos, sendo o valor de cada questão o mesmo para todas as disciplinas. Para ser aprovado o candidato precisa somar no mínimo 5 pontos, que corresponde ao acerto de 20 questões, e ainda acertas no mínimo seis questões de matemática, seis de física e no mínimo 4 de química. 

A segunda fase será com provas discursivas sobre diferente áreas, e deve ser realizada do dia 23 ao dia 26 de outubro.  

A interposição de recurso contra a formulação de questões na 1ª fase deverá ser realizada até o dia 13 de outubro, para isso o pedido precisa ser devidamente fundamentado e apresentado em formulário específico que estará disponível na página eletrônica da organizadora, junto ao gabarito, e enviado via e-mail para o endereço [email protected].

O gabarito preliminar da prova objetiva é divulgado na sexta-feira, dia 13, já o gabarito oficial definitivo será divulgado na página eletrônica do IME- http:// www.ime.eb.br, a partir de 17 de outubro de 2017, e o acesso aos cartões-resposta digitalizados de cada candidato a partir de 18 de outubro de 2017.

Apenas os candidatos que forem aprovados nessa fase serão convocados para a segunda fase que será discursiva. A partir do dia 17 de outubro, os candidatos devem acessar a página eletrônica do IME e imprimir o novo Cartão de Identificação com as datas e locais de provas para a 2ª fase do exame intelectual.

Os candidatos que forem aprovados ainda realizarão inspeção de saúde, exame de aptidão física, e a matricula no curso. A apresentação dos candidatos para a matricula começa em fevereiro de 2018. 

O concurso de admissão terá validade apenas para o ano a que se refere a inscrição, o qual tem a validade de até sessenta dias após a data de matrícula, sendo esta considerada a data limite para a convocação dos aprovados.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público