O Instituto Rio Branco (IRBr), entidade vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, realizou no domingo, dia 13, a primeira fase do concurso público que visa admissão à carreira de Diplomata, para o provimento de 30 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário. A remuneração do cargo é de R$ 16.935,40.

O concurso será realizado em três fases, sendo a primeira prova objetiva, a segunda prova escrita de língua portuguesa e de língua inglesa, e a terceira fase também é composta de prova escrita, sobre conteúdos específicos. 

As provas objetivas eram compostas por 10 questões de língua portuguesa, 9 de língua inglesa, 11 sobre história do Brasil, 11 sobre história mundial, 12 de política internacional, 6 de geografia, 8 de noções de economia e mais 6 questões de noções de direito e direito internacional público. No total são 73 questões, cada uma valendo um ponto.

O gabarito preliminar dessa fase será divulgado na terça-feira, dia 15,  e o candidato que desejar interpor recurso terá entre as 9 horas de 16 de agosto de 2017 e as 18 horas de 17 de agosto de 2017 , para realizar, seguindo as instruções do edital. 

Para segunda etapa da seleção serão convocados os 225 primeiros candidatos de ampla concorrência, os 60 primeiros autodeclarados negros e os 15 primeiros na condição de pessoas com deficiência. A convocação para essa etapa será divulgada no site http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia no dia 21 de setembro de 2017. A prova de língua portuguesa valerá 100 pontos e tem data prevista para acontecer dia 30 de setembro. Já a de língua inglesa deve ocorrer no dia primeiro de outubro, tendo uma redação valendo 50 pontos, e outros exercícios valendo no total mais 50 pontos. 

O resultado provisório da segunda fase será divulgado dia 25 de outubro. O candidato que desejar interpor recursos contra esse, terá entre as 9 horas de 26 de outubro e as 18 horas de 27 de outubro de 2017 para realizar no site da organizadora. 

A terceira fase do certame será uma prova escrita com questões sobre diferentes áreas. Cada uma dessa áreas vale 100 pontos. Os candidatos terão 4 horas para responder as questões sobre os temas, nas seguintes datas e horários: 6/10, Prova de Política Internacional, iniciando-se às 9 horas; 6/10, Prova de História do Brasil, iniciando-se às 15 horas; 7/10, Prova de Geografia, iniciando-se às 9 horas; 7/10, Prova de Noções de Economia, iniciando-se às 15 horas; 8/10, Prova de Noções de Direito e Direito Internacional Público, iniciando-se às 9 horas; 8/10, Prova de Língua Espanhola e Língua Francesa, iniciando-se às 15 horas.

Serão considerados aprovados na terceira fase os candidatos que somarem no mínimo 360 pontos. Os recursos contra o resultado provisório nas provas escritas da terceira fase, deverão ser interpostos entre as 9 horas de 18 de novembro e as 18 horas de 19 de novembro de 2017. 

Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas oferecidas serão convocados para exames pré-admissionais e perícia médica. A entrega de documentos e a avaliação de aptidão física e mental, e ainda a realização da perícia média devem acontecer na cidade de Brasília/DF, no período de 5 e 6 de dezembro. 

O resultado final no concurso será divulgado no dia 18 de dezembro. A validade do certame é de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, sem possibilidade de prorrogação.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público