O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou no domingo, dia 19, as provas objetivas do concurso público destinado ao preenchimento imediato de 52 vagas e formação de cadastro reserva em funções de Analista e Técnico Judiciário. No total foram cerca de 105.370 candidatos inscritos e concorrendo as vagas. 

As remunerações oferecidas pelo TST são de R$ 6.376,41 para técnico judiciário e R$ 10.461,90 para analista judiciários. A seleção está sendo coordenada pela Fundação Carlos Chagas, e o edital reserva três vagas para os candidatos portadores de deficiência e nove vagas para os candidatos negros.

As provas objetivas realizadas no final de semana foram aplicadas na cidade de Brasília/DF. Essas eram de caráter eliminatório e classificatório, divididas entre conteúdos de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Para cada um dos cargos do concurso, as provas serão estatisticamente avaliadas, de acordo com o desempenho do grupo a elas submetido. Esta padronização das notas tem por finalidade avaliar o desempenho do candidato em relação aos demais, permitindo que a posição relativa de cada candidato reflita sua classificação. Será considerado aprovado nessa fase o candidato que somar no mínimo 200 pontos, quem não alcançar essa nota estará eliminado do concurso. 

A provas discursiva que se deu por um estudo de caso, e foi realizada por todos os candidatos também no domingo, dia 19. Porém serão corrigidas apenas aquelas dos aprovados na fase objetiva e com melhor classificação. A prova discursiva terá caráter eliminatório e classificatório, avaliada de zero a 100 pontos, onde será considerado aprovado o candidato que somar no mínimo 60. 

O gabarito preliminar das questões deve ser divulgado a partir das 17 horas de terça-feira, dia 21 de novembro. Já o resultado final preliminar das provas objetivas e discursivas, será divulgado pela organizadora no dia 20 de fevereiro de 2018. 

O certame terá aplicação da prova prática de capacidade para alguns cargos. Serão convocados por meio de edital especifico, no site da FCC, no dia 06 de abril de 2018, os candidatos habilitados nas fases anteriores e com melhor classificação. A prova prática está prevista para 15/04/2018, na Cidade de Brasília/DF. No dia 07 de maio será divulgado no site da organizadora o resultado preliminar dessa etapa, e no dia 25 de maio, a publicação final, após análise dos recursos. 

Quem desejara interpor recursos contra algum ato do certame, terá o prazo de dois dias úteis após a divulgação para encaminhar no site da organizadora, devendo ser fundamentado de maneira clara e consistente, seguindo as regras do edital. 

A Fundação Calos Chagas, que organiza o certame ainda não disponibilizou data para a divulgação do resultado final. O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Tribunal Superior do Trabalho.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público