O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), comunicou o adiantamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017). Segundo informações o resultado será disponibilizado a partir das 11 horas desta quinta-feira, dia 18 de janeiro. A nota do Enem 2017 só poderá ser consultado individualmente, na página do participante, precisando de CPF e senha cadastral. 

A edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio, pela primeira vez acontece em dois domingos, e conta com cerca de 6,1 milhões de estudantes. A nota do exame é considerada com processo seletivo para instituições de ensino superior de todos país, tanto públicas quanto privadas. Para conseguir vagas pelo ProUni ou FIES, o aluno também precisa ter bom desempenho nas provas. 

A nota do ENEM também é utilizada para obter atestado de conclusão do ensino médio, mas quem desejar a nota para este fim, deve estar atento à algumas regras, como ter idade superior a 18 anos até o primeiro dia de prova, e ter informado no ato da inscrição essa opção, além de precisa nota superior à 450 pontos nas das quatro áreas de conhecimento, e 500 na redação. Essa pontuação ainda pode variar em cada edição. 

A primeira fase do Exame foi realizada, no dia 5 d enovembro, e era composta por 45 questões de cada disciplina de linguagens, ciências humanas e redação, tendo cinco horas e meia de duração. O gabarito oficial das provas foi acessado a partir do dia 16 de novembro, na página do inep- https://enem.inep.gov.br/#/antes?_k=s8wnxh. Já nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, os candidatos poderão acessar os resultados individuais, e em março, será a divulgação dos espelhos de redação. Para isso será necessário logar na página do participante com CPF e senha.

 A nota da redação varia entre zero e mil pontos. A prova será corrigida por dois corretores de forma independente, que irão avaliara cada área do conhecimento se zero a 200 pontos.  

Acompanhe a divulgação do gabarito oficial e resultado final das provas do ENEM 2017