O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou no domingo as provas objetivas do edital 02/2017, que vai preencher 24.984 vagas em cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador, visando a realização do próximo Censo Agropecuário. Confira o gabarito:

Este é o segundo edital da seleção que já teve inscrições abertas para 1.039 vagas em cargos de Analista e Agente Censitário. A Fundação Getulio Vargas (FGV) coordena o certame que tem reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e de 20% para candidatos negros e pardos.

Para as funções de Agente, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Já para Recenseador, a jornada de trabalho é de no mínimo 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. A remuneração salarial oferecida varia conforme as vagas e vai de R$1.600 a R$ 1.900. 

Prova

A prova objetiva realizada no final de semana tem caráter eliminatório e classificatório para todos os candidatos. Para os cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, a prova foi composta por 10 questões de língua portuguesa, 10 de raciocínio lógico quantitativo, 20 de noções de administração/ situações gerenciais e 10 questões de conhecimentos técnicos. No total foram 50 questões.

Já para os cargos de Recenseador, a prova foi composta por 15 questões de língua portuguesa, 15 de matemática e 10 de conhecimentos técnicos, somando 40 questões no total. 

Para todos os cargos cada questão vale um ponto. Para ser aprovado o candidato precisa ter no mínimo 30% de acerto do total da prova, e acertar no mínimo uma questão de cada disciplina. 

Gabarito 

Os gabaritos podem ser consultados desde terça-feira, dia 18. Os candidatos que desejarem interpor recursos terão dois dias úteis, devendo preencher os formulários encontrados no site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibge-pss. No dia 31 de agosto será divulgado o resultado final.

Treinamento - Recenseador

O treinamento, a ser realizado pelo IBGE, terá duração total de quatro dias, com carga horária de 8 horas diárias. Serão convocados para o treinamento os candidatos aprovados dentro do número de vagas para função de Recenseador. Esses passarão por duas etapas: autoinstrução e curso presencial.

Ao final da etapa presencial, o candidato realizará o teste final do treinamento. Aquele que não obtiver o mínimo de 40% de acertos será eliminado do processo seletivo. 

A validade do processo seletivo simplificado será de dois anos, contados a partir da data de divulgação do resultado final.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do processo seletivo