O concurso público da Polícia Federal, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 147 mil candidatos que disputam 500 vagas em cinco carreiras de nível superior. Do total de vagas, 100 são reservadas para candidatos negros e outras 27 para portadores de deficiência. Os salários oferecidos partem de R$ 11.983,26 e chegam a R$ 22.672,48.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 16 de setembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas serão avaliadas em uma escala de zero a 120 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 48 pontos do total. 

Gabarito

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico da organizadora, a partir das 19 horas da data provável de 18 de setembro de 2018, em http://www.cespe.unb.br/concursos/pf_18/.

Para o cargo de Delegado de Polícia Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, abordará os objetos de avaliação de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal e terá valor máximo de 24 pontos e será composta de duas partes. Esta, avaliará o conteúdo e conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. Será eliminado nesta fase o candidato que obtiver nota inferior a 4 pontos.

Todos os candidatos aprovados na prova discursiva, respeitando os empatados na última posição, serão convocados para o exame de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório. Este, constará de quatro testes físicos, com pontuação mínima e máxima, realizados em ordem pré-estabelecida, por candidatos habilitados por atestado médico específico, participantes de concursos públicos para provimento de vagas nos cargos policiais. O candidato será considerado apto no exame de aptidão física se, submetido a todos os testes, obtiver o desempenho mínimo de 2 pontos em cada teste e o somatório mínimo de 12 pontos no conjunto dos testes. Saiba mais no edital.

Os concorrentes ao cargo de delegado de polícia passarão também por uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, valerá em seu conjunto 16 pontos e versará sobre as matérias de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal. Nesta etapa, serão considerados o domínio do conhecimento jurídico, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo. Será eliminado o candidato que obtiver nota na prova oral inferior a 8 pontos ou que não comparecer para a realização da prova.

Para os aspirantes ao cargo de escrivão de polícia, serão convocados para a prova prática de digitação. Esta, terá caráter eliminatório, com duração de 10 minutos e valerá 10 pontos e consistirá de digitação de um texto predefinido de aproximadamente dois mil caracteres, em computador compatível com IBM/PC. O candidato deverá estar apto a digitar em qualquer tipo de teclado. O local e o horário de realização da prova prática de digitação serão divulgados no endereço eletrônico da organizadora, na ocasião da convocação para a fase.

Serão convocados para a avaliação médica os candidatos aptos no exame de aptidão física. Esta, de caráter unicamente eliminatório, será realizada pelo Cebraspe e objetiva aferir se o candidato, com deficiência ou não, goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas inerentes ao cargo. 

Para a avaliação psicológica, serão convocados, os candidatos considerados aptos na avaliação médica, exceto para os cargos de Delegado de Polícia Federal e de Escrivão de Polícia Federal. Esta, de caráter eliminatório, e consistirá na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas validados cientificamente, que permitam identificar a compatibilidade de características psicológicas do candidato, com deficiência ou não, com as atribuições do cargo pleiteado, visando verificar, a capacidade de concentração e atenção, a capacidade de memória, os tipos de raciocínio e as características de personalidade como: controle emocional, relacionamento interpessoal, extroversão, altruísmo, assertividade, disciplina, ordem, dinamismo, persistência, entre outras.

Haverá também uma avaliação de títulos para os candidatos aos cargos de Delegado de Polícia Federal e de Perito Criminal Federal aprovados nas fases anteriores. Esta, valerá 7 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor. Receberá nota zero o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo, no horário e no local estipulados. 

A investigação social, de caráter unicamente eliminatório, será realizada pela Polícia Federal e visa avaliar o procedimento irrepreensível e a idoneidade moral inatacável dos candidatos nos concursos públicos para provimento de cargos policiais.

O candidato que desejar interpor recurso disporá de dois dias úteis para fazê-lo, a contar do primeiro dia útil após a divulgação do objeto de recurso.

A nota final na primeira etapa do concurso público para o cargo de Delegado de Polícia Federal será a soma algébrica da nota final obtida na prova objetiva, da nota final obtida na prova discursiva, da nota final obtida na prova oral e da pontuação final obtida na avaliação de títulos. E para o cargo de Perito Criminal Federal será a soma algébrica da nota final obtida nas provas objetivas, da nota final obtida na prova discursiva e da pontuação final obtida na avaliação de títulos. Já para os cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal será a soma algébrica da nota final obtida na prova objetiva e da nota final obtida na prova discursiva.

Curso de Formação Profissional

Os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso público e, até o momento, não eliminados na investigação social, serão convocados para o envio dos documentos necessários à matrícula no Curso de Formação Profissional.

A matricula no curso será efetuada presencialmente, na Academia Nacional de Polícia, em Brasília/DF.

Somente serão admitidos à matrícula no Curso de Formação Profissional os candidatos que tiverem a idade mínima de dezoito anos completos, estiverem capacitados física e mentalmente para o exercício das atribuições do cargo, bem como apresentarem documentos pré-estabelecidos no edital. 

O Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório, regular-se-á pelo respectivo Plano de Curso e pelas normas em vigor da Academia Nacional de Polícia. E será realizado pela Academia Nacional de Polícia, no Distrito Federal, em regime de internato, exigindo-se do aluno tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva, no período provável de 8 de abril de 2019 a 6 de setembro de 2019, para o cargo de Delegado de Polícia Federal, de 15 de abril de 2019 a 6 de setembro de 2019, para o cargo de Perito Criminal Federal, e de 8 de abril de 2019 a 6 de setembro de 2019, para os cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista policial Federal, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer Unidade da Federação.

O candidato que estiver frequentando o Curso de Formação Profissional estará sujeito a tempo integral com dedicação exclusiva, executando atividades que poderão se desenvolver nos horários diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A classificação realizada com base na nota obtida no Curso de Formação Profissional será rigorosamente obedecida para efeito de escolha de lotação para candidatos, com deficiência ou não, amparados pela Lei nº 12.990/2014 ou não, não existindo lista separada para candidatos com deficiência ou negros.

A ordem de classificação obtida no Curso de Formação Profissional será rigorosamente obedecida para efeitos de escolha de lotação para todos os candidatos.

O prazo de validade do concurso será de 30 dias após a publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público