O concurso público da Aeronáutica do Brasil, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 9 mil candidatos que disputam 54 vagas em cargos de nível superior nos exames de admissão para cursos de Adaptação de Engenheiros, Oficiais de Apoio, Farmacêuticos, Dentistas e Capelães para ingresso no curso de formação/turmas de 2019. Após a conclusão do curso/estágio com aproveitamento, o aluno será nomeado Segundo-Tenente, no caso dos capelães, com vencimentos de R$ 7.490,00; e Primeiro-Tenente, no caso das outras especialidades, com soldo de R$ 8.245,00.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 6 de maio, contaram com questões de múltipla escolha.  Juntamente com as provas objetivas, os candidatos realizarão uma redação. Os pontos atribuídos à prova de língua portuguesa, à prova de conhecimentos especializados e à redação e as médias calculadas com base nesses pontos estarão contidos na escala de zero a 10 pontos, considerando-se até a casa décimo-milesimal, com arredondamento da última casa. 

O ponto obtido na média final será calculado pela média ponderada dos pontos obtidos na prova de língua portuguesa, na prova de conhecimentos especializados e na redação. Serão considerados habilitados, nesta etapa, os candidatos que obtiverem media final igual ou superior a seis pontos. 

A divulgação das provas aplicadas e dos gabaritos provisórios serão feitos via internet na data provável de 9 de maio de 2018.

A próxima etapa do certame é o Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), aonde os concorrentes terão seus dados históricos de desempenho moral e profissional apreciados pela CPO. Os pareceres serão baseados na análise qualitativa dos atributos inerentes ao exercício da função militar, contidos nas Fichas de Avaliação de Desempenho, fundamentados nas obrigações e deveres militares previstos na Lei nº 6.880, de 09 de dezembro de 1980. Os pareceres serão expressos por meio das menções favorável e desfavorável.

A etapa seguinte do concurso é a inspeção de saúde, aonde a INSPSAU avaliará as condições de saúde dos candidatos por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica (COMAER), de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para o Serviço Militar nem para as atividades previstas.

Já o passo seguinte é o Exame de Aptidão Psicológico (EAP), aonde será avaliado as condições comportamentais, características de interesse e de desempenho psicomotor, por meio de testes, entrevistas e simuladores, homologados e definidos em instruções da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir contraindicação para o serviço militar nem para as atividades previstas.

Outra etapa do certame é o Teste de Avalição do Condicionamento Físico (TACF), que tem como objetivo de avaliar a higidez e o vigor, por meio de exercícios e índices mínimos a serem alcançados, fixados por sexo e definidos em instruções da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir incapacitação para o serviço militar nem para as atividades previstas. Somente realizará o TACF o candidato considerado APTO na INSPSAU.

Os Candidatos aos cargos de Oficiais Dentistas e Farmacêuticos, passarão por uma prova Prático-Oral (PPO), que tem a finalidade de avaliar a habilidade, o domínio da técnica, o desempenho e a perícia profissional do candidato e de ratificar os conhecimentos demonstrados na Prova Escrita de Conhecimentos Especializados (CE). Somente realizará a PPO o candidato aprovado na INSPSAU, no EAP e no TACF.

Mais uma etapa do certame é a Validação Documental, que será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no Curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregue uma cópia simples de cada um deles. 

Os recursos deverão ser interpostos no prazo de três dias úteis após a ocorrência do evento que lhes der causa, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do referido evento.

A divulgação da relação nominal dos candidatos selecionados pela JEA para a Habilitação à Matrícula, contendo as médias finais com as respectivas classificações será no dia 19 de novembro de 2018, via internet. 

Serão convocados para a habilitação à matrícula os candidatos aprovados em todas as etapas do exame e classificados dentro do número de vagas fixadas por especialidade, considerando a ordem decrescente de suas médias finais, os critérios de desempate e a homologação da JEA. 

O estágio de adaptação de oficiais da Aeronáutica é ministrado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte-MG, tem a duração aproximada de 17 semanas e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

A divulgação no Diário Oficial da União da relação nominal dos candidatos matriculados será no dia 6 de fevereiro de 2019.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público