O concurso público da Força Aérea Brasileira, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 33 mil candidatos que disputam 180 vagas no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), com início em 2019. São 160 delas para candidatos do sexo masculino e 20 vagas para candidatas do sexo feminino. O CPCAR tem duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar. Durante a realização do curso, o Aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus à remuneração fixada na legislação específica (R$ 1.044,00), além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

As provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 08 de julho, contaram com questões de múltipla escolha. Esta, terá pontuação de zero a dez pontos, considerando até a casa décimo-milesimal, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver media final igual ou superior a cinco. 

O gabarito preliminar das provas escritas será divulgado na terça-feira, 10 de julho, via internet. 

No mesmo dia da prova escrita, os concorrentes realizaram uma prova de redação, que foi constituída da elaboração de um texto manuscrito, cujo tema versou sobre assunto da atualidade e tem como propósito verificar a capacidade de expressão escrita do candidato na língua portuguesa e valerá dez pontos.

Outra etapa do certame é a Inspeção de Saúde (INSPSAU), de caráter eliminatório. Que avaliará as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos previamente, de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para a função nem para as atividades previstas.

Também realizarão um Exame de Aptidão Psicológica (EAP) de caráter eliminatório, aonde será avaliado as condições comportamentais e características de interesse, por meio de testes científicos e técnicas de entrevistas homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar capacidade para o serviço militar e para o desempenho das atividades previstas no curso.

Após as etapas anteriores os concorrentes realizarão também um teste de avaliação do condicionamento físico (TAFC), de caráter eliminatório. Este, avaliará a higidez e o vigor físico do candidato, por meio de exercícios e índices mínimos a serem alcançados, fixados por sexo e definidos em instruções do comando da aeronáutica, de modo a comprovar não existir incapacitação para as atividades previstas no curso. Somente realizarão o TACF os candidatos julgados "aptos" na INSPSAU e que não tenham sido excluídos em etapa anterior dos exames.

A última etapa do certame será composta pela validação documental, de caráter eliminatório. Nesta fase será realizada análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues quatro cópias simples de cada um deles. A documentação somente será apresentada pelo candidato aprovado em todas as etapas anteriores e convocado para a Concentração Final.

Os recursos deverão ser interpostos conforme cronograma, seguindo suas orientações e datas. 

Serão selecionados para Habilitação à Matrícula no CPCAR 2019, os candidatos aprovados em todas as etapas do processo seletivo e que forem classificados dentro do número de vagas fixadas, considerando a ordem decrescente de suas médias finais, os critérios de desempate e a homologação pela JEA que consolidará, pelo mapa e pela ata, a relação nominal dos candidatos aprovados e selecionados para habilitação à matrícula.

O prazo de validade do EA CPCAR 2019 é de dez dias corridos, a contar da data do início do curso, conforme previsto no Calendário de Eventos.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público