O concurso público da Força Aérea Brasileira, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 28 mil candidatos que disputam 183 vagas para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica com ingresso no ano de 2019 (EA EAGS 2019). As vagas são para ambos os sexos e o ingresso se dará nas especialidades de Eletrônica, Administração, Enfermagem, Eletricidade, Informática, Laboratório, Obras, Pavimentação, Radiologia e Topografia.

Após a conclusão do estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-sargento, com remuneração inicial de R$ 3.584,00 segundo a tabela de remuneração dos militares, e será distribuído e classificado em alguma das organizações do Comando da Aeronáutica localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

As provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 22 de abril, contaram com questões de múltipla escolha e tem pontuação de zero a 10 pontos, considerando-se até a casa décimo-milesimal, com arredondamento da última casa. O grau mínimo que determinará o aproveitamento do candidato em qualquer uma das disciplinas que compõem as provas, será cinco pontos.

O gabarito preliminar das provas objetivas, será divulgado no dia 24 de abril, pelo site da EEAR. Será permitido interposição de recursos no prazo de dois dias úteis após a divulgação.

Os aspirantes aprovados nas provas escritas, serão convocados para a Concentração Intermediária. Outra etapa do certame é a inspeção de saúde do exame de admissão que avaliará as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de modo a comprovar não existir patologia ou característica impossibilitam-te para o serviço militar nem para as atividades previstas.

Os concorrentes também passarão por um exame de aptidão psicológica, que avaliará condições comportamentais, características de interesse, por meio de testes científicos e técnicas de entrevistas homologadas e definidas em instruções do comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir inaptidão para o serviço militar nem para as atividades previstas. Mais uma etapa do concurso será o teste de condicionamento físico, que avaliará os padrões individuais de resistência e o vigor físico, por meio de exercícios físicos, definidos e fixados em Instruções do comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir incapacitação para o serviço militar nem para as atividades previstas no estágio. 

Outra etapa, será a prova prática de especialidade, de caráter apenas eliminatório não pondo ser utilizada como instrumento de classificação entre candidatos, para cada especialidade, será elaborado na EEAR por banca examinadora, constituída por profissionais com experiência da área, especificamente designada pela DIRENS. 

A última etapa do concurso será a validação documental do processo seletivo será realizado por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula do estágio, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues cópias simples ou autenticadas de cada um deles. 

Serão selecionados para a Habilitação à Matrícula no EAGS 2019 os candidatos aprovados (em todas as etapas do processo seletivo) e que forem classificados dentro do número de vagas fixadas por especialidades, considerando a ordem decrescente de suas Médias Finais, os critérios de desempate e a homologação da JEA, que consolidará, pelo Mapa e pela Ata, a relação nominal dos candidatos aprovados e selecionados para a Habilitação à Matrícula.

O Estágio de Adaptação à graduação de Sargento é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP e o prazo de validade do EA EAGS 2019 expirar-se-á oito dias corridos após a realização da Concentração Final.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público