O concurso da Força Aérea Brasileira que ocorreu no último final de semana, contou com diversos inscritos que disputam 84 vagas para os Exames de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria para ingresso no ano de 2019 na Academia da Força Aérea (AFA). 

Essas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, sendo 20 no curso de formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), 43 para Intendentes (CFOINT) e 21 apenas para candidatos do sexo masculino, para ingresso na Infantaria (CFOINF). Os Cursos de formação terão duração de quatro anos e ocorrerão na Academia da Força Aérea, em Pirassununga-SP.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 24 de junho, contaram com questões de múltipla escolha. Está, terá pontuação de zero a dez pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver nota igual ou superior a quatro pontos, levando em conta até a casa milésima. O gabarito preliminar das provas escritas, será publicado nesta terça-feira, 26 de junho, através do site da organizadora. 

No mesmo dia das provas escritas, os candidatos prestaram uma prova de redação que tem como objetivo avaliar o conteúdo, o conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas dos registros formal e culto da língua portuguesa. Esta, terá pontuação de zero a dez pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a cinco pontos.

A etapa seguinte do certame é a Inspeção de Saúde, que avaliará as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para o Serviço Militar nem para as atividades previstas. Somente será considerado APTO na INSPSAU o candidato que obtiver resultado favorável dentro dos padrões e diretrizes estabelecidos pela DIRSA.  

Outra etapa do concurso é o Exame de Aptidão Psicológica, este tem por objetivo avaliar as condições comportamentais, características de interesse, por meio de testes científicos e técnicas de entrevistas homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para as atividades previstas. Os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade, aptidão e interesse, conforme o padrão seletivo estabelecido para a função que irão exercer.

Os concorrentes passarão também por um Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), aonde será avaliado a resistência e o vigor físico, por meio de exercícios físicos, de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no curso. Somente realizarão o TACF os candidatos julgados aptos na INSPSAU e que não tenham sido excluídos em etapa anterior desse Exame. O resultado do TACF para cada candidato será expresso por meio das menções "apto" ou "não apto".

Passarão por um teste de aptidão à pilotagem militar os candidatos ao cargo de Oficiais Aviadoras que tenham sido aprovados nas etapas anteriores. Esta, é uma bateria informatizada de testes psicológicos, que tem por objetivo avaliar o potencial de aprendizagem à pilotagem militar do candidato, com vistas ao aproveitamento nas instruções de voo realizadas na AFA, de maneira isolada ou combinada, aferindo, dentre outras habilidades: capacidade psicomotora, raciocínio espacial, atenção seletiva, processamento de informação e capacidade de gerenciar tarefas múltiplas. Serão considerados candidatos com aproveitamento aqueles que obtiverem resultado igual ou superior a cinco, em uma escala que varia de um a dez.

A última etapa do certame é a Validação Documental, que será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deveriam ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues cópias simples ou autenticadas de cada um deles. 

O candidato poderá interpor recurso, no prazo de três dias úteis, contado do dia imediatamente seguinte ao da publicação do ato impugnado.

Será considerado em condições de ser apreciado pela Junta Especial de Avaliação (JEA), para Habilitação à Matrícula nas vagas existentes, o candidato que for considerado aprovado em as etapas do certame e que forem classificados dentro do número de vagas fixadas, considerando a ordem decrescente de suas médias finais, os critérios de desempate e a homologação pela Junta Especial de Avaliação. 

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público