O concurso público da Força Aérea Brasileira, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 6 mil candidatos que disputam 279 vagas para o exame de admissão ao Curso de Formação de Sargentos para o segundo semestre do ano de 2019 (EA CFS 2/2019). As vagas são para especialidades de Aeronavegantes, Não-Aeronavegantes e Controle de Tráfego Aéreo. 

Para candidatos do sexo masculino as vagas são nas áreas de Guarda e Segurança. Já para ambos os sexos, as vagas são nas especialidades de Comunicações, Foto Inteligência, Eletricidade e Instrumentos, Estrutura e Pintura, Meteorologia, Suprimento, Informações Aeronáuticas, Bombeiro, Cartografia, Desenho, Eletromecânica, Metalurgia e Controle de Tráfego Aéreo.

Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR, e fará jus à remuneração fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de ter alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si. Após a conclusão do curso, o candidato será declarado Terceiro Sargento, com remuneração fixada em R$ 3.825,00.

As provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 25 de novembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a dez, considerando-se para o cálculo todas as casas decimais, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a cinco pontos.

Gabarito

Os gabaritos preliminares referentes as provas escritas serão divulgadas nesta segunda-feira, 26 de novembro, no site eletrônico da organizadora.

A etapa seguinte, para os concorrentes aprovados na prova escrita, será a Inspeção de Saúde (INSPSAU), de caráter eliminatório. Esta, avaliará as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para o Serviço Militar nem para as atividades previstas.

Outra etapa será o Exame de Aptidão Psicológica (EAP), que avaliará condições comportamentais, características de interesse, por meio de testes científicos e técnicas de entrevistas homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para as atividades previstas. Este, será realizado sob a responsabilidade do IPA, segundo os procedimentos e parâmetros fixados em documentos expedidos por aquele Instituto e na NSCA 38-13 "Normas Reguladoras das Avaliações Psicológicas", divulgada nas páginas eletrônicas do Exame.

Os candidatos passaram também por um Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, que avaliará a resistência e o vigor físico, por meio de exercícios físicos. Somente realizarão o TACF os candidatos julgados aptos na INSPSAU e que não tenham sido excluídos em etapa anterior desse exame. O resultado do TACF para cada candidato será expresso por meio das menções "apto" ou "não apto".

Os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, que optaram por concorrer às vagas reservadas e foram selecionados para habilitação à matrícula, conforme o previsto na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, serão convocados para o Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC), realizado pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC) da EEAR, para verificação da veracidade de sua declaração.

A Validação Documental do processo seletivo será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues cópias simples ou autenticadas de cada um deles.

Os prazos e as datas para as interposições de recurso encontram-se estabelecidos no Calendário de Eventos e devem ser rigorosamente observados e cumpridos.

Serão selecionados para a Habilitação à Matrícula no CFS 2/2019 os candidatos aprovados (em todas as etapas do processo seletivo) e que forem classificados dentro do número de vagas fixadas, considerando a ordem decrescente de suas médias finais.

A validade do EA CFS 2/2019 expirar-se-á cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da Concentração Final.

Os resultados obtidos pelos candidatos em todas as etapas deste Exame somente terão validade para a matrícula no CFS 2/2019.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público