O processo seletivo da Agência de Promoção de Exportações do Brasil, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de quatro mil candidatos que disputam 34 vagas nos cargos de Analista, de nível superior, e Assistente, de nível médio. O candidato selecionado, que vier a ser contratado, deverá trabalhar na sede da Apex-Brasil, em Brasília/DF, sendo de sua responsabilidade eventuais despesas decorrentes de mudança, no caso de ser procedente de outra região do País. Os contratos serão regidos pela CLT e terão prazo indeterminado.

A função de Analista exige ensino superior e tem oportunidades distribuídas entre áreas de Prospecção de Projetos, Aspectos Organizacionais Internos, Serviços Técnicos em Tecnologia da Informação, Prospecção de Mercados e Serviços Relacionados a Assuntos Jurídicos. A remuneração é de R$ 7.313,22 para todos.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 18 de novembro, contaram com questões de múltipla escolha. Esta, será avaliada em uma escala de zero a 80 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 50% da pontuação total máxima permitida para a prova objetiva, ou seja, 40 pontos.

Gabarito

A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva foi no domingo, 18 de novembro, após as 20 horas no site da organizadora.

Haverá também prova discursiva, para os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas pré-estabelecidas nas provas objetivas. Esta, tem o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. A prova será constituída pela elaboração de um texto dissertativo e descritivo, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas, com base em tema formulado pela Banca Examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão. A pontuação máxima desta etapa será 20 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 60% do total.

Os recursos poderão ser interpostos no prazo máximo de dois dias úteis, contados do primeiro dia útil posterior à data de divulgação do ato ou do fato que lhe deu origem.

Respeitados os critérios de desempate, os candidatos aprovados nas etapas do Processo Seletivo serão ordenados de acordo com os valores decrescentes da soma da pontuação final na prova objetiva e na prova discursiva.

As listagens com a classificação final dos candidatos aprovados serão feitas com todos os candidatos aprovados na etapa de prova discursiva, divididos em: listagem geral, listagem específica de aprovados PcD e listagem específica de aprovados PNP.

As listagens indicadas acima representam a classificação final no Processo Seletivo.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do processo seletivo