O concurso público do Exército Brasileiro, que ocorreu no último final de semana, contou com diversos candidatos que disputam 1.100 vagas no curso de formação de Sargentos, sendo 1.010 vagas para área Geral/ Aviação - 910 para homens e 100 para mulheres; 30 vagas para área de Música e 60 vagas para a área da Saúde. Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.825,00.

O exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreu no último domingo, 29 de julho, contou com questões de múltipla escolha. Este, terá pontuação diferenciada em cada parte da mesma, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova. 

Gabarito

A solução das questões objetivas será divulgada, por meio da internet, no endereço eletrônico da ESA, a partir de 48 horas do término do exame, ou seja, na terça-feira, 31 de julho de 2018.

Juntamente com o exame intelectual os concorrentes realizaram uma redação, que tem á o objetivo de avaliar a capacidade de expressão escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. Deveria ser produzido, com base no tema indicado na questão discursiva, uma redação com extensão mínima de 20 e máxima de 30 linhas, primando pela coerência, correção e pela coesão. Serão corrigidas as redações somente dos candidatos aprovados no exame intelectual.

Somente serão aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% de acertos em cada uma das partes da prova, inclusive na questão discursiva de Português (redação).

A ESA providenciará a publicação, no diário oficial da União, a relação dos aprovados e reprovados no Exame Intelectual e divulgará a mesma pela Internet, e por intermédio dos comandos de Gu Exm e das OMSE, apresentando a relação de todos candidatos aprovados.

Os aspirantes passarão também por uma valoração de títulos, aonde serão valorados e computados para o resultado final do CA, desde que apresentados nas condições previstas no edital. Os títulos deverão ser entregues nas OMSE em dias úteis no horário compreendido entre às 08 horas e 17 horas, não sendo aceitos os títulos enviados por meio dos correios, via fax ou correio eletrônico.

Os candidatos aprovados no exame intelectual e convocados para prosseguirem no curso de admissão, serão submetidos à inspeção de saúde. O candidato convocado deverá comparecer ao local determinado, apresentando um documento de identificação e sua caderneta de vacinação, se a possuir. Terá, ainda, que apresentar, obrigatoriamente, os laudos dos exames complementares, com os respectivos resultados, cuja realização é de sua responsabilidade. 

Apenas os concorrentes considerados aptos na Inspeção de Saúde, serão submetidos ao exame da aptidão física. Estes, deverão se apresentar em local, data e horário estabelecidos, portando seu documento de identidade, e conduzido, em uma bolsa, traje esportivo. A aptidão física será expressa pelo conceito "apto" ou "inapto", e será avaliada pela aplicação de tarefas a serem realizadas pelo candidato, em movimentos sequenciais padronizados e de forma contínua. As tarefas serão realizadas em dois dias consecutivos, e os candidatos deverão atingir os índices mínimos para aprovação.

Os candidatos que forem aprovados e classificados no EI, aptos na IS e no EAF deverão se apresentar na EsSLog, no dia designado pela ESA à cada um dos candidatos dentro do período estabelecido para esta etapa no calendário anual do CA, a fim de realizarem o Exame de Habilitação Musical (EHM), de acordo com os naipes dos instrumentos que escolheu na ficha de inscrição. Este, constará de uma prova prática, na qual o candidato deverá utilizar seus próprios instrumentos musicais. Os resultados do EHM serão expressos por nota de 0,0 (zero vírgula zero) a 10,0 (dez vírgula zero), de acordo com a Ficha de Indicadores de Desempenho confeccionada pela própria EsSLog.

Caberá interposição de recurso de acordo com a etapa a ser revisada, com datas e limites distintas e fixadas no calendário do certame para cada fase.

Etapas finais do concurso de admissão e da Matrícula

A ESA, de posse dos resultados do curso de admissão, organizará relações dos candidatos aprovados e classificados dentro de número de vagas, no caso da Área de Música, classificados por naipe de instrumento. Estes candidatos serão convocados para se apresentarem na OMCT para a qual forem designados, a fim de realizarem a revisão médica e a comprovação dos seus requisitos biográficos.

A designação do candidato para sua apresentação numa das OMCT, visando ao início do período básico do curso, será atribuição da ESA, com base nos seguintes critérios: destinação de vagas das unidades face à área do candidato; e proximidade da OMSE onde tiver realizado o Exame Intelectual em relação às sedes das OMCT, priorizando-se os que forem melhores classificados. Não caberá recurso, por parte do candidato, contra a designação para a OMCT que lhe for atribuída pela ESA.

Se, ao término do período de apresentação dos documentos necessários para a matrícula no CFS, algum candidato não os tiver apresentado, este não será matriculado.

A matrícula será atribuição do Comandante da OMCT, e somente será efetivada para os candidatos habilitados à matrícula - aprovados em todas as etapas do CA, classificados dentro do número de vagas estabelecidas e cujos documentos comprovem seu atendimento aos dispositivos do CA.

A homologação do resultado do concurso de admissão, contendo a classificação final dos candidatos, mediante publicação no DOU, será na data provável de 11 de janeiro de 2019.

O concurso terá validade apenas para o ingresso em 2019, encerrando 15 dias após a data de publicação do edital do resultado final.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público