O concurso público do Exército Brasileiro -  Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 40 mil candidatos que disputam 445 vagas no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico. São 400 vagas para candidatos do sexo masculino e 45 vagas para o sexo feminino, com reserva de 89 vagas para os candidatos negros, sendo 80 para homens e 9 para mulheres. 

Os Exames Intelectuais, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último final de semana, 29 e 30 de setembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estes, serão avaliados em uma escala de Zero a 100 pontos, com aproximação de milésimos, e obtida pela média aritmética ponderada das notas que obtiver em cada uma das provas do EI. A classificação no EI baseia-se na ordem decrescente das NEI, em duas listas, uma para o sexo masculino e outra para o sexo feminino.

Gabarito

Os gabaritos das provas do exame intelectual serão divulgados pela EsPCEx nesta segunda-feira, 1º de outubro, através do site da organizadora. 

O candidato aprovado e convocados, deverá se apresentar na EsPCEx para a realização da 2ª etapa que será composta pela Inspeção de Saúde (IS), de caráter eliminatório. A convocação de candidatos poderá ser realizada em quantidade superior ao número de vagas previstas, tanto para as vagas de ampla concorrência, quanto para as vagas reservadas a negros. Este, será realizado na sede da EsPCEx, em Campinas. 

Após a aprovação na Inspeção de Saúdo, os aspirantes serão convocados para a realização do Exame de Aptidão Física (EAF), de caráter eliminatório. A avaliação da aptidão física traduz-se pelo conceito "apto" (aprovado) ou "inapto" (reprovado), pela aplicação de tarefas a serem cumpridas pelo candidato com seu próprio traje esportivo, conforme as condições de execução. Durante a realização do EAF, será permitido ao candidato executar até duas tentativas para cada uma das tarefas, com intervalo entre estas de uma hora para descanso, excetuando-se a tarefa de corrida de doze minutos, cuja segunda tentativa será realizada com intervalo de 24 horas.

Os candidatos aprovados no EI (classificados e majorados), aptos na IS e no EAF, realizarão a avaliação psicológica (Avl Psc), de caráter eliminatório. A Avl Psc será realizada por intermédio de um Exame Psicológico (EP), que avaliará os seguintes aspectos intelectivo e personalógico. Na avaliação dos requisitos psicológicos serão utilizados procedimentos de análise de dados referenciados na literatura científica e na avaliação dos aspectos personalógicos e intelectivos serão aplicados testes, inventários, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliação.

O candidato considerado inapto no EP poderá, no prazo de cinco dias úteis, solicitar, por meio de requerimento próprio, dirigido ao Comandante da EsPCEx, a revisão, em grau de recurso, do parecer emitido pela CAP.

O candidato ao CFO/LEMB convocado para a comprovação dos requisitos para matrícula apresentar-se-á na EsPCEx, na data prevista no Calendário Anual do PS, portando os originais e cópias dos documentos previstos no Art. 127 deste Edital, os quais serão entregues, ao Corpo de Alunos daquela Escola.

O candidato para ser matriculado no CFO/LEMB deverá, obrigatoriamente, satisfazer aos requisitos previstos no edital, entregando cópias legíveis (frente e verso) de documentos devidamente comprovados por intermédio da apresentação dos respectivos documentos originais. Toda a documentação exigida para matrícula é de responsabilidade do candidato, que deverá conduzi-la pessoalmente.

De posse dos resultados do EI, IS, EAF, Avl Psc e comprovados os requisitos para matrícula, a EsPCEx efetivará a matrícula, considerando a classificação do EI e respeitando o número de vagas fixadas pelo EME.

Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico

O Curso, de nível superior, será realizado em cinco anos em regime de internato. Maiores informações acerca do funcionamento e da organização do Curso poderão ser obtidas por intermédio de acesso ao endereço eletrônico, na internet, da EsPCEx e da AMAN.

Após concluir o Curso com aproveitamento, o concludente será declarado Aspirante-a-Oficial (Asp) do Exército Brasileiro, sendo-lhe conferida a graduação de Bacharel em Ciências Militares.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público