O concurso público do Exército Brasileiro, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 2 mil candidatos que disputam 122 vagas no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde. Do total de vagas, 115 são para o cargo de Médico, 3 para Farmacêuticos e 4 vagas para Dentistas, cujo ingresso se dará na Escola de Saúde do Exército (EsSEx) em 2019. A remuneração, após formação no curso de formação, será a de 1º Tenente, fixada em R$ 8.245,00, segundo a tabela de salários dos militares.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 23 de setembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, foram divididas em duas partes, primeira parte de conhecimentos gerais e a segunda parte de conhecimentos específicos. Nesta etapa, será considerado aprovado o concorrente que obtiver no mínimo 50% de acerto do total dos itens que compõem a primeira parte e no mínimo 50% de acertos do total dos itens que compõem a segunda parte. 

Gabarito

A divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas, será na data provável de 26 de setembro, através do site da organizadora.

Para os candidatos aprovados na prova objetiva e classificados, será realizado a Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório. Estes, deverão se apresentar em local, data e horário estabelecidos, portando seu documento de identidade, e conduzido, em uma bolsa, traje esportivo. A aptidão física será expressa pelo conceito "apto" ou "inapto", e será avaliada pela aplicação de tarefas a serem realizadas pelo candidato, em movimentos sequenciais padronizados e de forma contínua.

Os aspirantes considerados aptos na Inspeção de Saúde, serão convocados para a realização do Exame de Aptidão Física (EAF), de caráter eliminatório, a ser realizado no local designado por sua respectiva Gu Exm, dentro do prazo estipulado no calendário. A avaliação da aptidão física traduz-se pelo conceito "apto" ou "inapto", pela aplicação de tarefas a serem cumpridas pelo candidato com seu próprio traje esportivo, conforme as condições de execução. Considera-se reprovado no EAF e eliminado do CA o candidato que obtiver conceito inapto, faltarão EAF ou não o realizar totalmente, e ou contrariar determinações de aplicação do EAF durante sua execução. 

Os candidatos aprovados no EI, aptos na IS e no EAF, e classificados dentro do número de vagas fixado pelo EME, em portaria específica, por área, especialidade ou habilitação de atividade profissional, bem como os incluídos na majoração, serão convocados para a realização da avaliação psicológica (Avl Psc), que será realizada de forma centralizada na Guarnição do Rio de Janeiro, nas instalações do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), em data estipulada no Calendário de Anual do CA. Na avaliação dos aspectos persona lógicos e intelectivos serão aplicados testes, inventários, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliação. 

O candidato que for convocado) para matrícula no CFO/S Sau deverá, obrigatoriamente, atender aos requisitos previstos no edital. De posse dos resultados do EI, IS, EAF, Avl Psc, revisão médica e comprovação dos requisitos para matrícula, a EsSEx efetivará a matrícula, considerando a classificação do EI e respeitando o número de vagas fixadas pelo EME, por áreas e especialidades de atividade profissional objeto do CA.

Curso de Formação

O CFO/S Sau realiza-se na EsSEx, no Rio de Janeiro, com uma duração aproximada de 37 semanas, e abrange a Formação Comum, Formação Específica e Pós-graduação. 

A Formação Comum, de caráter eliminatório, desenvolve-se por intermédio do Curso Básico de Formação Militar, que tem por finalidade promover o ajustamento do oficial aluno às rotinas do Exército e capacitá-lo para o adequado desempenho como combatente individual básico militar.

A Formação Específica desenvolve-se com atividades da área específica da formação acadêmica, e tem como objetivo adequar os conhecimentos acadêmicos às peculiaridades organizacionais do Exército Brasileiro. A Pós-graduação desenvolve-se por intermédio de produção científica durante o CFO/S Sau.

O concurso terá validade apenas para o ano ao qual se referir o curso, iniciando-se a partir da data de publicação deste edital de abertura e encerrando-se na data de matrícula, ressalvados os casos de adiamento.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público