O concurso público do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 11 mil candidatos que disputam 411 vagas e formará cadastro de reserva em vários cargos de ensino médio e superior para lotação em várias cidades do país. Do total de vagas, 5% é reservado para candidatos com deficiência, desde que essas se enquadrem com o cargo concorrido. As remunerações vão de R$3.419,97 a R$ 5.035,29.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 26 de agosto, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão pontuadas em uma escala de zero a 120 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 10 pontos na parte de conhecimentos básicos, 21 na área de conhecimento específico e 36 pontos no conjunto. 

Gabarito

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico da organizadora, a partir das 19 horas desta terça-feira, 28 de agosto.

Juntamente com as provas objetivas, os candidatos realizaram uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Está, tem pontuação máxima de 40 pontos e foi constituída por uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas. Serão corrigidas as provas referentes a essa etapa, dos aspirantes aprovados e classificados nas provas objetivas. O candidato cuja prova discursiva não for corrigida estará automaticamente eliminado e não terá classificação alguma no concurso.

Os concorrentes aos cargos que exigem nível superior, passarão por uma avaliação de títulos, de caráter classificatório. Esta, terá avalição máxima de 14 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor. No ato de entrega dos títulos, o candidato deverá preencher e assinar o formulário a ser fornecido pelo Cebraspe, no qual indicará a quantidade de folhas apresentadas. Juntamente com esse formulário deverá ser apresentada cópia autenticada em cartório ou original, de cada título entregue. Os documentos apresentados não serão devolvidos, nem serão fornecidas cópias desses títulos.

O prazo para a interposição dos recursos será de dois dias úteis, a contar do dia subsequente ao da divulgação do objeto de recurso.

A nota final do candidato será igual à soma do total de pontos obtidos nas etapas realizadas.

A validade do concurso será de dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público