Foram mais de 8 mil candidatos que realizaram as provas do concurso público da Marinha Mercante no último final de semana. O concurso tem como objetivo, preencher 285 vagas na Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM-2018). As oportunidades são 170 para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) no Rio de Janeiro-RJ, e 115 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA. 

O exame de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último final de semana, 18 e 19 de agosto, foi constituído por provas escritas de Português, redação, Inglês, Matemática e Física. Cada prova terá um total de 100 pontos, sendo considerado classificado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos em cada uma dessas provas. Já a redação valerá 100 pontos e seu propósito é verificar a capacidade de expressão escrita do candidato na língua portuguesa. Sendo sua pontuação distribuída em estrutura (conteúdo, coesão e coerência) e expressão (clareza, adequação vocabular e correção). 

Gabarito

A divulgação dos gabaritos preliminares do exame de conhecimentos será nesta segunda-feira, 20 de agosto, através do dite da organizadora. 

A classificação inicial de todos os candidatos será pela ordem decrescente do grau correspondente ao somatório das notas obtidas nas provas de Português, Inglês, Matemática e Física. O CIAGA divulgará, a partir de 05 de outubro de 2018, na sua página na Internet, a composição dos grupos para cada OED, os locais, datas e horários para a realização da seleção psicofísica e instruções orientadoras adicionais.

A segunda etapa será composta por uma seleção psicofísica, de caráter eliminatório. Nesta fase, o candidato deverá comparecer ao local previsto para a realização da mesma, portando os exames exigidos no edital. Os exames e os laudos devem conter, além do nome do candidato, as indicações legíveis do nome e endereço do hospital, clínica, laboratório ou consultório onde foram emitidos, carimbo com nome e CRM do médico responsável, assinatura do mesmo e data de emissão.

Para a terceira etapa, teste de suficiência física, de caráter eliminatório, a Ciaga divulgará no dia 30 de novembro a convocação, com os locais, datas, horários e composição de grupos para a realização do teste de suficiência física. O teste de suficiência física (TSF) tem como propósito aferir a aptidão física do candidato por meio de provas de corrida e de natação, constituindo etapa eliminatória.

Os candidatos aprovados em todas as etapas anteriores e classificados, passarão pela quarta etapa, que será um período de adaptação e verificação de documentos, de caráter eliminatório. Está, será realizado de 07 a 27 de janeiro de 2019 e tem como propósitos receber a documentação do candidato, promover a sua integração na estrutura organizacional do Centro de Instrução e permitir a ambientação com a rotina e atividades de aluno da EFOMM e do NFORM. A não apresentação do candidato, no local e hora determinados, para o período de adaptação implicará na sua eliminação do certame.

Ao término do período de adaptação, o candidato não eliminado será considerado selecionado e matriculado no primeiro ano escolar do Curso e no Curso do NFORM de cada um dos Centros de Instrução.

A validade do processo seletivo encerrará em 28 de janeiro de 2019, data da matrícula no primeiro ano escolar do Curso.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público