O concurso público da Petrobras, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 100 mil concorrentes que disputam 108 vagas imediatas e formará cadastro reserva em outros 540 postos da companhia. Há chances para profissionais de níveis médio, técnico e superior, com salários entre R$ 3.745,32 e R$ 10.726,45, mais benefícios. Do total de oportunidades ofertadas, 5% ficam reservadas aos candidatos com deficiência e 20% para negros e pardos, conforme legislação vigente.

As vagas de nível superior são para Enfermeiro do Trabalho Júnior, Engenheiro Elétrico, Engenheiro de Eletrônica, Engenheiro de Equipamentos/ Inspeção, Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Meio Ambiente, Engenheiro de Petróleo, Engenheiro de Processamento, Engenheiro de Segurança, Engenheiro Naval, Geofísico/ Física, Geólogo, Médico do Trabalho Júnior e Químico de Petróleo Júnior. 

E as vagas para nível médio são para Técnico de Administração e Controle Júnior. Já para o nível intermediário e técnico as oportunidades são para Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Técnico de Exploração de Petróleo/ Geologia, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Técnico de Logística de Transporte/ Controle, Técnico de Logística de Transporte/ Operação, Técnico de Manutenção/ Instrumentação, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços/ Administração, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços/ Mecânica e Técnico Químico de Petróleo Júnior.

As provas objetivas que ocorreram no último domingo, 8 de abril, de caráter eliminatório e, apenas para eventuais desempates, classificatório, contaram com questões de múltipla escolha. Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 50% do total de pontos da prova objetiva de conhecimentos básicos ou obtiver aproveitamento inferior a 50% do total de pontos da prova objetiva de conhecimentos específicos ou, ainda, obtiver grau zero em qualquer das matérias da prova objetiva de conhecimentos básicos.

O prazo para interposição de recurso será de dois dias, contados do primeiro dia subsequente da data de publicação oficial do ato objeto do recurso.

O resultado final deste processo seletivo público será homologado, publicado no Diário Oficial da União (DOU) e divulgado nos endereços eletrônicos da Cesgranrio e da Petrobras.

Os concorrentes aprovados, conforme homologação e divulgação dos resultados finais, serão convocados, por meio de documento de convocação enviado via postal com aviso de recebimento, conforme necessidade e conveniência da PETROBRAS, de acordo com a classificação obtida neste Processo Seletivo Público, para realização de comprovação de requisitos, etapa eliminatória e de responsabilidade da PETROBRAS.

O concurso terá validade de 12 meses, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público