O concurso público da Petrobras Transporte que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 106 mil candidatos que disputam 1.806 vagas em vários cargos de níveis médio e superior. São 156 vagas para preenchimento imediato e 1.650 vagas para formação de um cadastro de reserva, onde as convocações dependem da demanda e necessidade da estatal. Do total de oportunidades ofertadas 5% das vagas para os candidatos portadores de deficiência e 20% para negros e pardos, conforme legislação federal.

As vagas são para lotação nos estados de Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraná, Maranhão e no Distrito Federal. Os salários variam de R$ 2.217,56 a R$ 10.726,45.

As provas objetivas que ocorreram no último domingo, 15 de abril, de caráter eliminatório e classificatório, contaram com questões de múltipla escolha. Será considerado aprovado nesta etapa o concorrente que obtiver nota igual ou superior a 50% do total de pontos na prova de conhecimentos básicos ou obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% do total de pontos nos conhecimentos específicos ou, ainda, não zerar em qualquer uma das matérias da prova objetiva de conhecimento básico. 

O gabarito preliminar das provas objetivas foi divulgado nesta segunda-feira, 16 de abril de 2018.

Os candidatos ao cargo de advogado júnior, também realizaram no mesmo dia da prova objetiva, uma prova discursiva composta de duas questões valendo dez pontos cada uma. Esta etapa destina-se a avaliar a capacidade do candidato de expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos ligados à sua profissão. Será considerado aprovado nesta etapa, aquele que obtiver nota igual ou superior a 50% do total da pontuação. 

Caberá interposição de recurso em um prazo de dois dias úteis, a contar da data da publicação do ato que gerou desacordo. 

O resultado final deste Processo Seletivo Público será homologado, publicado no Diário Oficial da União (DOU) e divulgado nos endereços eletrônicos da Cesgranrio e Transpetro.

As convocações obedecerão rigorosamente à ordem de classificação final, por cargo/polo de trabalho, publicada no DOU, e serão de acordo com a necessidade e conveniência da TRANSPETRO.

Qualificação Biopsicossocial

A qualificação biopsicossocial terá caráter eliminatório e será composta das seguintes fases: avaliação psicológica e exames médicos. Os candidatos aprovados na avaliação da qualificação técnica serão convocados, por meio de documento de convocação enviado via postal com aviso de recebimento, conforme necessidade e conveniência da TRANSPETRO, de acordo com a classificação obtida neste Processo Seletivo Público, para realização de avaliação psicológica e exames médicos, todos eliminatórios e de responsabilidade da mesma.

A avaliação psicológica visa a identificar os aspectos psicológicos do candidato para fins de obtenção de prognóstico no desempenho do cargo pretendido, de acordo com as atividades desenvolvidas em suas diversas unidades e diferentes áreas de atuação, considerando a possibilidade do exercício de atividades em condições periculosas, insalubres e/ou em confinamento.

Nos exames médicos, os concorrentes serão submetidos a exame clínico geral e, em função desse e do cargo a que se candidata, a exames especializados, entre eles aqueles das áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, odontologia e exames complementares. 

Os aspirantes aprovados em todas as etapas do Processo Seletivo Público serão convocados, por meio de documento de convocação enviado via postal com aviso de recebimento. 

O prazo de validade da seleção será de 1 ano, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Transpetro. 

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público