O concurso público do Ministério das Relações Exteriores, que ocorreu no último domingo, 26 de agosto, contou com mais de 5 mil candidatos que disputam 26 vagas de nível superior no cargo de Diplomata. A função de Diplomata exige graduação de nível superior em qualquer área de formação e tem remuneração inicial de R$ 18.059,83. De acordo com o edital, duas vagas serão reservadas às pessoas com deficiência e cinco vagas ficam para candidatos negros. 

Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

- Tiver idade superior a 60 anos, até o último dia de inscrição no concurso, conforme art. 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, e suas alterações (Estatuto do Idoso);

- Obtiver a maior nota na prova escrita de Língua Portuguesa da Segunda Fase;

- Obtiver a maior nota na prova escrita de Língua Inglesa da Segunda Fase;

- Obtiver a maior nota na prova de História do Brasil da Terceira Fase;

- Obtiver o maior resultado na soma das notas das provas da Terceira Fase;

- Tiver maior idade;

- Tiver exercido a função de jurado (conforme art. 440 do Código de Processo Penal).

Os candidatos a que se refere a função de jurado serão convocados, antes do resultado final no concurso, para a entrega da documentação que comprovará o exercício da função de jurado.

Para fins de comprovação da função de jurado, serão aceitas certidões, declarações, atestados ou outros documentos públicos (original ou cópia autenticada em cartório) emitidos pelos Tribunais de Justiça Estaduais e Regionais Federais do País, relativos ao exercício da função de jurado, nos termos do art. 440 do CPP, a partir de 10 de agosto de 2008, data da entrada em vigor da Lei nº 11.689/2008.

O resultado final no concurso, e a convocação para os exames pré-admissionais serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados no endereço eletrônico da organizadora, na data provável de 21 de dezembro de 2018.

A validade do concurso será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Acompanhe a divulgação do resultado final do concurso público