O concurso público da Aeronáutica do Brasil, que ocorreu no último final de semana, contou com diversos candidatos que disputam 70 vagas no Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes ou de Infantaria da Aeronáutica para o ano de 2020. Estas vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, sendo 25 no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), 30 para Intendentes (CFOINT) e 15 vagas apenas para candidatos do sexo masculino para Infantaria (CFOINF).

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 23 de junho, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 10,0000 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 5,0000 pontos.

Gabarito

A divulgação, via Internet, do gabarito das provas objetivas será nesta terça-feira, 25 de junho.

Juntamente com as provas objetivas também houve, prova de redação que tem o objetivo de avaliar o conteúdo, o conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas dos registros formal e culto da Língua Portuguesa. Esta, valerá dez pontos e constituiu na elaboração de um texto dissertativo argumentativo, em prosa, e abordará tema contemporâneo, sendo confeccionada em impresso próprio.

A etapa seguinte será composta pela inspeção de saúde, que visa avaliar as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para o Serviço Militar nem para as atividades previstas. Somente será considerado APTO na INSPSAU o candidato que obtiver resultado favorável dentro dos padrões e diretrizes estabelecidos pela DIRSA.

O TACF avaliará a higidez e o vigor físico do candidato, por meio de exercícios e índices mínimos a serem alcançados, fixados por sexo e definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir incapacitação para as atividades previstas no curso. Somente realizarão o TACF os candidatos julgados aptos na INSPSAU e que não tenham sido excluídos em etapa anterior desse Exame. O resultado individual do TACF será expresso por meio das menções "apto" ou "não apto", divulgado nas páginas eletrônicas do Exame, na data prevista no calendário de eventos.

A Validação Documental será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no Curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues duas cópias simples de cada um deles.

Os prazos para interpor recurso encontram-se estabelecidos no Calendário de Eventos e devem ser rigorosamente cumpridos. Recomenda-se aos interessados não deixar para os últimos dias a efetivação de seus recursos.

O prazo de validade do concurso será de dez dias corridos, a contar da data do início do curso, conforme previsto no Calendário de Eventos.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público