O concurso público da Força Aérea Brasileira, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 22 mil candidatos que disputam 183 vagas no Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2020. Após a conclusão do estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-sargento, com remuneração inicial de R$ 3.825,00, e será distribuído e classificado em alguma das organizações do Comando da Aeronáutica localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 28 de abril, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 10 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos, considerando-se até a casa décimo-milesimal, com arredondamento da última casa.

Gabarito

A divulgação do gabarito das provas objetivas será nesta segunda-feira, 29 de abril, através do site da organizadora. 

Visando o completamente das vagas destinadas à ampla concorrência, serão convocados para prosseguir no Exame e, portanto, participar da Concentração Intermediária e realizar as etapas subsequentes, os candidatos relacionados de acordo com a ordem estabelecida pela MF, em quantidade de acordo com a conveniência da Administração.

A Inspeção de Saúde avaliará as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para o Serviço Militar nem para as atividades previstas. A INSPSAU será realizada em Organização de Saúde da Aeronáutica (OSA). O resultado para cada candidato será expresso por meio das menções "apto" ou "incapaz para o fim a que se destina", divulgado nas páginas eletrônicas deste exame, na data prevista no calendário de eventos.

O Exame de Aptidão Psicológica (EAP) avaliará condições comportamentais, características de interesse, por meio de testes científicos e técnicas de entrevistas homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para as atividades previstas. Este, será realizado sob a responsabilidade do IPA.

Outra etapa é o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), que avaliará os padrões individuais de resistência e o vigor físico, por meio de exercícios físicos, definidos e fixados em Instruções do Comando da Aeronáutica e será realizado sob a responsabilidade da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA). Somente realizarão o TACF os candidatos julgados aptos na Inspeção de Saúde.

A Prova Prática da Especialidade (PPE), para cada especialidade, será elaborada na EEAR por Banca Examinadora, constituída por profissionais com experiência na área, especificamente designada pela DIRENS. Esta, terá caráter apenas eliminatório e não poderá ser utilizada como instrumento de classificação entre candidatos. A PPE será realizada de acordo com a especialidade do candidato, e tem a finalidade de avaliar as habilidades necessárias ao desempenho das funções, o domínio da técnica, sua perícia profissional, dentre outras, bem como de ratificar os conhecimentos teóricos demonstrados pelo candidato nas provas escritas do exame. 

A Validação Documental do processo seletivo será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no estágio, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues cópias simples de cada um deles.

Será permitido ao candidato interpor recurso/revisão de acordo com os prazos encontrados no calendário de eventos.

Os resultados obtidos pelos candidatos em todas as etapas deste Exame somente terão validade para a matrícula no EAGS 2020.

O Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de 1 (um) ano e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

O prazo de validade do EA EAGS 2020 expirar-se-á cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da Concentração Final.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público