O concurso público do Exército Brasileiro, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 10 mil candidatos que disputam 23 vagas, sendo 20 para ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC), a ser realizado na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e na Escola de Saúde do Exército (EsSEx) e 3 vagas destinadas à Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães Militares (CF/CM), na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) para ingresso no ano de 2020.

Os exames intelectuais (EI), de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 15 de setembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a dez vírgula zero zero zero pontos, cada parte, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos em cada parte do exame.

Gabarito

Os gabaritos das provas do EI serão divulgados pela EsFCEx por meio da internet, no endereço eletrônico da organizadora, nesta quarta-feira, 18 de setembro.

A segunda etapa será composta pela verificação documental preliminar, que não possui caráter eliminatório nem classificatório, a ser realizada apenas pelos candidatos aprovados no EI. O candidato aprovado no EI e classificado dentro do número de vagas fixadas pelo EME, por área de atividade profissional e/ou credo religioso, bem como os incluídos na majoração, remeterá à EsFCEx, preferencialmente via serviço expresso de empresa especializada, dentro do prazo estabelecido no Calendário Anual do CA, cópia legível (frente e verso), autenticada em cartório, dos documentos constantes do Art. 139 do edital.

A Prova de Títulos será exclusiva para o candidato ao CF/CM, terá peso um, possuirá o valor máximo de dez pontos e adotará a seguinte pontuação: graduação 1 ponto, pós-graduação 2 pontos, participação como palestrante em simpósios e painéis um ponto, tempo efetivo de magistério 2 pontos, aprovação em concurso público 1 ponto e autoria exclusiva 1 ponto. Esta, de caráter voluntário e classificatório, a ser realizada somente pelo candidato ao CF/CM, aprovado no EI.

O candidato aprovado e convocado, deverá se apresentar para a realização da 2ª etapa do CA, no período estabelecido no Calendário Anual do CA, na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ e na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), localizada na cidade de Salvador-BA. A convocação de candidatos poderá ser realizada em quantidade superior ao número de vagas previstas para o CA.

A IS será realizada pelas Juntas de Inspeção de Saúde Especial (JISE) e Juntas de Inspeção de Saúde de Recurso (JISR) da 1ª Região Militar (candidatos ao CFO/QC das áreas de Enfermagem e Veterinária) e da 6ª Região Militar (candidatos ao CFO/QC das demais áreas e CF/CM), conforme legislação específica. Esta, terá caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no EI, classificado e majorado

Apenas o candidato aprovado na IS (ou em ISGR, se for o caso) submeter-se-á ao EAF ou ao Exame de Aptidão Física em Grau de Recurso (EAFGR), dentro do prazo estipulado no Calendário Anual do CA. Esta, terá caráter eliminatório, e traduz-se pelo conceito "apto" (aprovado) ou "inapto" (reprovado), pela aplicação de tarefas a serem cumpridas pelo candidato com seu próprio traje esportivo. As tarefas referentes a esta etapa, serão realizados em dois dias consecutivos.

O candidato aprovado no EI, apto na IS e no EAF será convocado para a realização da Avaliação Psicológica (Avl Psc). Esta, será realizada por intermédio de um Exame Psicológico (EP), que avaliará os aspectos intelectivo, persona lógico e intelectivos. Na avaliação dos requisitos psicológicos serão utilizados procedimentos de análise de dados referenciados na literatura científica. Na avaliação dos aspectos persona lógicos e intelectivos serão aplicados testes, inventários, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliação.

Os recursos poderão ser interpostos no prazo de cinco dias úteis, a contar do primeiro dia útil subsequente ao da divulgação do objeto de recurso.

Concurso de Admissão e Matrícula

O candidato convocado para a revisão médica e comprovação dos requisitos para matrícula, apresentar-se-á, na data prevista no Calendário Anual do CA. No ato de sua apresentação, o candidato deverá estar de posse dos originais dos documentos previstos para a verificação documental preliminar, os quais serão entregues na respectiva Escola de Formação.

O candidato, ao ser matriculado no CFO/QC, será designado, para efeitos administrativos, Primeiro-Tenente Aluno do CFO/QC. O Primeiro-Tenente Aluno, apresentará, se for o caso, até 15 (quinze) dias antes da nomeação ao posto de Primeiro Tenente (término do Curso), o documento comprobatório do seu pedido de exoneração de cargo público anteriormente ocupado, no caso de se encontrar em gozo de licença não remunerada durante a realização do CFO/QC.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público