O concurso público do Instituto Rio Brando, entidade vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), que ocorreu no último final de semana, contou com mais de seis mil candidatos que disputam 20 vagas na função de Diplomata, carreira inicial de terceiro secretário. A exigência para concorrer ao cargo é ter nível superior em qualquer área de formação, reconhecido pelo MEC. A remuneração inicial de um Diplomata é fixada em R$ 19.199,06.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 8 de setembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 73 pontos. A nota em cada item do tipo certo ou errado de cada questão, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a 0,25 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova, 0,125 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova e 0,00 caso não haja marcação ou caso haja marcação dupla.

Gabarito

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva da primeira fase foi divulgado no endereço eletrônico da organizadora, no domingo, 8 de setembro.

Serão convocados para a segunda fase, provas de língua portuguesa e de língua inglesa, os candidatos classificados dentro dos números previstos no edital. Caso não haja candidatos com deficiência ou candidatos negros aprovados até a classificação estipulada no edital, serão contemplados os candidatos da ampla concorrência em número correspondente, observada rigorosamente a ordem de classificação. A prova escrita de língua portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 100 pontos. A prova escrita de língua portuguesa será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase, na data provável de 12 de outubro de 2019, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas.

A prova escrita de língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 100 pontos. Esta, será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase, na data provável de 13 de outubro de 2019, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas. A nota do candidato na prova escrita de língua inglesa será igual à soma das notas obtidas na redação e nos exercícios.

As provas escritas de história do Brasil, de política internacional, de geografia, de economia, de direito e direito internacional público e de língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas para os candidatos aprovados na primeira fase. Será atribuída nota zero ao exercício que obtenha pontuação zero na avaliação da correção gramatical e da propriedade da linguagem.

O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado provisório nas provas da segunda fase disporá do período compreendido entre as 8 horas de 6 de novembro de 2019 e as 23 horas e 59 minutos de 7 de novembro de 2019 e deverá seguir as instruções do edital.

Será considerado aprovado no concurso o candidato aprovado na Segunda Fase e, no caso dos candidatos inscritos nas vagas reservadas a negros e a pessoas com deficiência, aquele que, respectivamente, tenha tido sua auto-declaração confirmada pela comissão de heteroidenticação ou tenha sido considerado apto na perícia médica.

A nota final no concurso será igual à soma das notas obtidas nas provas da segunda fase.

A classificação final no concurso, que determinará a ordem de ingresso dos aprovados na classe inicial da carreira de diplomata, corresponderá à ordem decrescente das notas finais no concurso, observados os critérios de desempate na última posição.

O prazo de validade do concurso será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público